O ônibus metropolitano da linha 4988 (Sabará/Belo Horizonte) foi vistoriado horas antes de supostamente perder o freio e se envolver em um acidente que deixou ao menos 12 feridos no bairro Cidade Nova, região Nordeste de Belo Horizonte. Segundo a Viação Cuiabá, responsável pelo coletivo, a fiscalização não encontrou irregularidades e liberou o veículo para rodar na manhã desta segunda-feira (6 de janeiro).
O coletivo passa por duas vistorias diárias – uma antes de sair da garagem e outra ao retornar – sob responsabilidade da empresa, segundo o motorista-instrutor José Magno, representante da Viação Cuiabá. A fiscalização, no entanto, não apontou problemas nos freios do veículo.
"Se for detectado algum problema nos freios, o motorista solicita a substituição do veículo. Até o momento do acidente, não houve nenhuma reclamação do condutor a esse respeito", afirmou, sem detalhar quais itens são obrigatoriamente fiscalizados nas vistorias diárias.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) informou que o ônibus foi recolhido à garagem e passará por "rigorosa perícia". "Informamos que Sindicato e empresa ainda estão apurando as causas e a logística do acidente e se colocaram à disposição das autoridades para ajudar a elucidar os fatos", reforçou.
A documentação do veículo e do motorista, conforme a PMMG, estão em dia. O condutor também foi submetido ao teste do bafômetro, que não apontou álcool no sangue. Ele preferiu não gravar entrevista.
Suspeita de falha nos freios
O ônibus metropolitano da linha 4988 teria perdido o freio antes de colidir com uma árvore na avenida José Cândido da Silveira, no bairro Cidade Nova, na manhã desta segunda-feira (6 de janeiro). A informação é de um sargento da Polícia Militar e será confirmada após investigação.
Segundo o sargento Elder Benevides, que acompanhou a ocorrência, o motorista afirmou ter tentado desviar de um micro-ônibus durante uma curva, o que resultou na colisão. "Ele tentou frear, mas o freio apresentou problemas. Diante disso, decidiu direcionar o veículo para uma árvore", disse o militar. De fato, a perícia não encontrou marcas de frenagem na pista.
Segundo o Samu, 12 mulheres, com idades entre 19 e 57 anos, ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais de Belo Horizonte. Não há informações sobre o estado de saúde das passageiras do ônibus metropolitano.
A reportagem procurou o governo de Minas e aguarda retorno.
Sintram diz que ônibus foi recolhido e passará por "rigorosa perícia"
"O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) informa que, imediatamente após tomar conhecimento da ocorrência, a empresa responsável pela operação da linha enviou uma equipe técnica ao local, para avaliação da situação e providências cabíveis, bem como para dar o apoio aos envolvidos.
Informamos que Sindicato e empresa ainda estão apurando as causas e a logística do acidente e se colocaram à disposição das autoridades para ajudar a elucidar os fatos. O ônibus será recolhido à garagem e passará por rigorosa perícia. Reforçamos que o veículo estava com a documentação e manutenções em dia."