A BR-354, uma das rodovias que faz a ligação entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, segue interditada nos dois sentidos após uma queda de barreira provocada por um temporal na madrugada do dia 28 de dezembro. O bloqueio acontece no quilômetro 768, na cidade de Itamonte, no Sul de Minas.
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão trabalhando para fazer a liberação do trecho mas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há previsão de liberação. A PRF reiterou que pode haver agravamento da situação em caso de mais chuvas fortes.
— PRF MINAS GERAIS (@prf_mg) January 7, 2025Rota alternativa
Uma alternativa para quem trafega pela região seria passar por um desvio no km 745 da BR-354, no trevo do Distrito de Santana do Capivari, em Pouso Alto. Já no sentido em direção ao estado do Rio de Janeiro, a rota é pela MG-158, passando pelos municípios de Itanhandu e Passa Quatro, até acessar a BR-116 (Via Dutra) em Cruzeiro/SP.
Previsão de chuva
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região de Itamonte e outros municípios do Sul de Minas estão sob o alerta de chuvas intensas, de até 50 milímetros por dia e ventos de 60 km/hora.