O primeiro dos 24 novos trens que vão circular no metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a partir do ano que vem foi enviado de Qingdao, na China, na noite desta quinta-feira (já sexta-feira no país asiático). A composição traz inovações tecnológicas, como contagem de passageiros em tempo real e canal direto com o condutor em casos de emergência, além de melhorias no conforto, com bancos maiores. A expectativa é que o trem chegue ao Brasil em dezembro e comece a operar no metrô de BH no primeiro semestre de 2026.

O embarque da locomotiva foi acompanhado pelo vice-governador Mateus Simões (PSD) na China. De acordo com a gestão, os novos trens, parte do processo de modernização do sistema metroviário da Grande BH, têm um investimento total de cerca de R$ 700 milhões. Em parceria com a concessionária Metrô BH, a previsão é que, até o final de 2026, dez novas composições entrem em operação. Já os outros 14 seguirão em fabricação. 

"Tenho a alegria de ter estado hoje na fábrica da CRRC, literalmente, despachando o primeiro trem das 24 novas composições que estão sendo enviadas para Minas Gerais. É motivo de satisfação e tranquilidade saber que vamos receber para o metrô vagões climatizados, com internet, sensores de presença, todos funcionando de forma incorporada", afirmou Mateus Simões.

A produção dos trens é realizada pela Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, a CRRC Corporation Limited (CRRC), empresa que já fornece trens para o Brasil, com modelos em operação no Metrô Rio e na SuperVia. "Os usuários do metrô vão contar com o que há de mais moderno e eficiente. Trens confortáveis, econômicos, silenciosos e com ar-condicionado", acrescentou o governador Romeu Zema (Novo). 

Quais são as tecnologias inseridas nos novos vagões fabricados na China? 

  • Contagem de passageiros: o sistema será capaz de informar, em cada estação, o nível de ocupação de cada carro. O objetivo é permitir que os usuários se posicionem na plataforma para embarcar no vagão mais vazio e evitar a lotação.
  • Câmeras de vigilância CFTV; 
  • Canal direto com o condutor em casos de emergência;
  • Wi-fi durante todo o trajeto; 
  • Sistema de climatização; 
  • Conforto: os bancos foram redesenhados, oferecendo mais espaço e sendo maiores que os utilizados atualmente pelos passageiros.
  • Telemetria embarcada: sistema que envia dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações do metrô;
  • Sistema de recuperação de energia da frenagem: que reduz o consumo energético e aumenta a eficiência do transporte sobre trilhos.
  • Sistema ATO (Operação Automática de Trens): que realiza automaticamente aceleração, frenagem e abertura e fechamento das portas para viagens mais suaves e seguras.