Dezenas de ciclistas, amigos e familiares de Vitor Medrado, de 46 anos, morto em São Paulo na última quinta-feira (13 de fevereiro), deram o último adeus ao ciclista e educador físico nesta manhã de sábado (15), no Cemitério da Paz, na região Noroeste de Belo Horizonte. Vitor morreu após levar um tiro de uma dupla de assaltantes em um momento de pausa do treino de bicicleta.
O TEMPO conversou com Jaquelini Santos, viúva do ciclista mineiro, que cobrou mais segurança. "Todos nós temos que ter o direito de sair para o trabalho sem medo de não voltar para a casa. Ele tinha planos, projetos, ele cuidava de mim e agora, eu estou cuidando dele. Tivemos um velório em São Paulo, agora, um velório e sepultamento aqui em Belo Horizonte, e eu vou cuidar dele até o final, assim como ele fez comigo", disse, visivelmente abalada, a companheira de Vitor.
"A bicicleta era a vida dele, ele fez muitos conhecidos por causa disso e todos fomos surpreendidos com essa tragédia", completou a viúva, que estava há cerca de 2 anos e meio com o atleta, que vivia há 10 anos em São Paulo, onde prestava assessoria esportiva.
Também ciclista e amigo de Vitor, Gustavo Ladeira cobrou que a Justiça seja feita. "Quando chegou a notícia, a gente imaginou que tivesse sido um assalto ou acidente, mas quando vimos as imagens, ficamos chocados com tamanha violência. Queremos muito que a justiça seja feita, não podemos deixar o Brasil ser o país da impunidade", afirmou.
Dezenas de ciclistas, amigos e familiares de Vitor Medrado, de 46 anos, morto em São Paulo, em 13 de fevereiro, deram o último adeus ao ciclista e educador físico nesta manhã de sábado (15), no Cemitério da Paz, na região Noroeste de Belo Horizonte. Vitor morreu após levar um… pic.twitter.com/csLQwMkN7Y
— O Tempo (@otempo) February 15, 2025
Imagens de uma câmera de segurança flagram o momento do crime. Vitor estava em cima da bicicleta, parado, apoiada no passeio quando uma dupla de moto chega, atira e rouba o celular do atleta. A família acredita que Vitor, que seguia para uma ciclovia da marginal Pinheiros, havia parado para configurar o celular em algum aplicativo esportivo.
Homenagem
Durante o velório, a maioria dos presentes vestiam uma camisa branca com as letras "VM" estilizadas na parte de trás. Na frente da blusa, estava o nome do atleta. As roupas foram um presente do próprio Vitor para amigos e alunos.
"Ele tinha muitos alunos e, no final do passado, ele quis fazer uma homenagem, dando uma camisa a eles. Hoje, com a notícia da morte, todo mundo veio vestido assim. Uma homenagem que ele quis fazer, mas acabou sendo para ele mesmo", contou Jaquelini.
O ciclista Vitor Medrado, de 46 anos, mais conhecido como Vitão ou Mineirinho, será enterrado em Belo Horizonte, neste sábado (15). Ele foi assassinado durante um assalto na última quinta-feira (13), no entorno do Parque do Povo, no bairro Itaim Bibi, área nobre de São Paulo. pic.twitter.com/Vtz0AScF44
— O Tempo (@otempo) February 15, 2025