A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou novas regras que beneficiam patrocinadores do Carnaval e permite a divulgação das marcas e produtos em todo o município durante o período da folia. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (18 de fevereiro). 

O texto também determina que eventos promocionais não relacionados ao financiamento do Carnaval de Belo Horizonte, ou seja, que custearam a festa, necessitam de autorização da Belotur para expor marcas de forma a garantir a não interferência na programação do carnaval e a ausência de conflitos de mercado com os patrocinadores. 

As novas regras foram publicadas em meio a polêmica envolvendo o contrato de exclusividade firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Ambev. No último sábado, 1º dia da programação oficial do Carnaval 2025 da capital mineira, o dono de um bar localizado na tradicional praça Tiradentes, no cruzamento das avenidas Brasil e Afonso Pena, denunciou que teve seis ombrelones (guarda-sóis) confiscados por fiscais da prefeitura por terem a marca de uma concorrente da gigante das bebidas. 

Por nota, a PBH negou relação com contrato firmado com a marca para o período carnavalesco. "Durante a abordagem, o referido estabelecimento foi orientado sobre a necessidade da retirada de ombrelones em logradouro público com engenho de publicidade que não possuíam licença. O estabelecimento comercial tem licença para mesas e cadeiras, mas não para engenhos de publicidade. Essa licença deve ser emitida pelo Município em qualquer época do ano", escreveu o município.

Contrato 

No Carnaval de 2025, a Ambev retoma o patrocínio em Belo Horizonte, após ter interrompido sua parceria com a cidade em 2023 e 2024. A empresa investirá R$ 5,9 milhões na festa da capital mineira. Como parte do acordo com a prefeitura, em determinados pontos da cidade (confira a lista abaixo), as únicas cervejas disponíveis para venda serão as da patrocinadora, prática que já foi adotada em edições anteriores do evento.

Essa medida não afeta outras bebidas populares ou aquelas que buscam ganhar espaço no Carnaval, como Xeque Mate, Lambe Lambe, Xá de Cana, Stone Light, Gingibre, Rubra e Veneta, que continuam podendo ser comercializadas. No entanto, de acordo com fabricantes locais, a exclusividade da Ambev tem gerado confusão entre os vendedores ambulantes e colocado em risco as vendas dessas marcas.

Veja a lista dos pontos onde só serão vendida bebidas da Ambev: 

  • avenida Amazonas entre rua São Paulo e rua da Bahia;
  • avenida Afonso Pena entre avenida Amazonas e avenida Álvares Cabral;
  • avenida Brasil entre a avenida Afonso Pena e avenida Francisco Sales;
  • avenida Getúlio Vargas entre rua Alagoas e rua Professor Moraes;
  • rua Mármore entre rua Gabro e rua Tenente Durval;
  • avenida dos Andradas entre rua Alphonsus de Guimarães e rua Pirite;
  • avenida dos Andradas entre avenida do Contorno e rua dos Carijós;
  • avenida Coronel Oscar Paschoal entre a avenida Antônio
  • Abrahão Caram e avenida Presidente Carlos Luz;
  • avenida dos Bandeirantes entre praça da Bandeira e rua Professor Mello Cançado;
  • avenida Assis Chateaubriand entre rua Sapucaí e rua Silva Ortiz.