Em mais uma etapa da iniciativa 'Tá Entregue', a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) devolveu, nesta sexta-feira (28 de fevereiro), 292 celulares que haviam sido furtados, roubados ou extraviados em Belo Horizonte. A ação foi realizada no Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG), na capital mineira e contou com a participação do vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus, e da chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge.
Conforme a instituição, após levantamentos, a Polícia Civil convocou pessoas que estariam em posse de aparelhos com sinalização de furto, roubo ou extravio, resultando na recuperação dos smartphones devolvidos nesta sexta. O volume de aparelhos apreendidos e restituídos nesta etapa, segundo a PCMG, se soma aos 337 celulares devolvidos em dezembro de 2024 - o que totaliza 629 aparelhos.
"Para além da ação efetiva de restituição, destaco o compromisso da Polícia Civil na repressão às ações de furto e roubo de telefones celulares. Temos uma série de investigações em andamento para identificar autores", explicou Leticia Gamboge.
Para garantir que mais pessoas tenham acesso ao programa, a instituição reforça a importância do registro do boletim de ocorrência em casos de perda, furto ou roubo de celulares. O procedimento permite o rastreamento e a localização dos dispositivos, aumentando as chances de recuperação.
Como funciona o 'Tá Entregue'?
De acordo com a instituição, a estratégia para otimizar o processo de devolução inclui a notificação das vítimas por meio de mensagens via WhatsApp, com informações sobre a retirada dos aparelhos. "No site da instituição, também está disponível um campo onde os proprietários podem consultar, mediante CPF ou CNPJ, se seus celulares estão na lista de recuperação", diz a PCMG.
Conforme a instituição, os aparelhos que não forem retirados nesta sexta-feira (28), estarão à disposição dos proprietários a partir da próxima quinta-feira (6 de março), na sede do 1º Departamento de Polícia Civil, na Praça Rio Branco, número 56, no Centro de Belo Horizonte.