Um grave acidente matou um operador de máquinas, de 42 anos, e deixou feridos 26 funcionários terceirizados da mineradora Anglo Gold Ashanti, na noite da última quinta-feira (6 de fevereiro), na cidade de Santa Bárbara, na região Central de Minas Gerais. O acidente teria ocorrido após o veículo perder os freios e o motorista jogá-lo contra um barranco para evitar que o coletivo com 43 passageiros caísse dentro de uma barragem. 

O ônibus tombou por volta das 18h20 na via conhecida como "Rodovia do Caraça", na altura do distrito de Brumal, conforme as informações da Polícia Militar (PM). Na hora do acidente, o veículo levava os trabalhadores após o fim do expediente, sendo que o local era uma descida em uma estrada de terra. 

Conforme o Corpo de Bombeiros, o trabalhador morto era natural de Coronel Fabriciano, também na região Central, e o ônibus tinha placas da cidade de Amélia Rodrigues, na Bahia. Após a perícia da Polícia Civil, o corpo foi removido pelos militares dos bombeiros e entregue a uma funerária que fez a remoção. Os 26 feridos sofreram lesões leves e foram socorridos em ambulâncias para hospitais da região.

Ainda conforme a corporação, o ônibus levaria os trabalhadores da mina da Anglo Gold para a cidade de Barão de Cocais, sendo que foram os próprios trabalhadores que relataram a perda dos freios e a manobra do motorista, que salvou a vida da maioria deles ao bater no barranco e impedir a queda na área de barragem. 

A Polícia Civil investigará as responsabilidades no acidente.

Mineradora lamenta ocorrido

O TEMPO procurou a mineradora Anglo Gold, que informou, por nota, que o ônibus transportava funcionários da empresa Skava, terceirizada, de Brumal para Córrego da Onça, em Barão de Cocais.

"A AngloGold Ashanti lamenta profundamente o acidente e oferece todo apoio às pessoas, à Skava e às autoridades neste momento", completou a mineradora.

A terceirizada também foi questionada pela reportagem e respondeu que lamenta profundamente a perda e manifesta suas mais sinceras condolências à família da vítima e a todos os colaboradores envolvidos. "Para garantir o melhor atendimento aos feridos e todo apoio e solidariedade à família do colaborador que faleceu, a empresa está tomando as medidas de suporte necessárias, como oferecer acompanhamento médico e psicológico. A empresa reitera seu compromisso de colaborar integralmente com as autoridades para a apuração das causas do acidente", conclui a nota enviada pela Skava-Minas.