Centenas de “brownies mágicos”, “brisadeiros”, “doces mágicos” e outros alimentos caracterizados pela inclusão de alucinógenos em suas receitas foram apreendidos pela Polícia Militar durante operação especial em São Thomé das Letras, no sul de Minas Gerais.
Cerca de 400 produtos teriam sido apreendidos numa operação realizada na noite de sábado (23 de março). Destaque para 200 “brisadeiros”, doce que teria como base chocolate e maconha, de acordo com relatos da prefeitura da cidade. Dez pessoas foram presas e 20 policiais participaram da ação.
A operação foi planejada após um alerta emitido pela prefeitura aos visitantes. Em material divulgado nas redes sociais da administração municipal fica o aviso para os turistas ficarem atentos ao consumo deste tipo de alimentos.
“Esses produtos podem conter substâncias ilícitas, como cannabis, medicamentos psicotrópicos, cogumelos alucinógenos, amônia e há relatos de até crack. Além disso não possuem qualquer respaldo para venda e não há garantia de procedência ou condições adequadas de higiene. O consumo pode causar intoxicação severa, sintomas psiquiátricos graves e,em casos extremos, levar à morte”, alertam.
De acordo com a prefeitura da cidade, apenas em janeiro e fevereiro, foram 13 casos de pessoas que buscaram atendimento médico na cidade com sintomas relacionados à ingestão dos produtos.
A cidade, que atrai público justamente por questões esotéricas, pede que os visitantes “aproveitem a cidade mais mística do Brasil, com segurança e responsabilidade”.