O rápido temporal que atingiu Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira (24 de março) foi suficiente para alagar ruas e avenidas da região do Barreiro. No bairro Tirol, moradores próximos à praça Deputado José Raimundo, conhecida como "Praça do Tirol", ficaram ilhados pelas enxurradas. De acordo com o Samu, houve ao menos um chamado para resgatar pessoas presas dentro de um veículo. Além disso, duas adolescentes foram arrastadas pela enxurrada na mesma regional.
Imagens registradas por moradores da região mostram o entorno da praça tomado pela água. Alguns veículos se arriscam ao tentar atravessar o alagamento, enquanto motociclistas empurram suas motos para alcançar as calçadas com mais segurança.
O temporal que atingiu Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira (24) foi suficiente para alagar ruas e avenidas da região do Barreiro. No bairro Tirol, moradores que estavam no entorno da praça Deputado José Raimundo ficaram ilhados por enxurradas. Segundo com o Samu, houve ao… pic.twitter.com/1Wem5Dfarl
— O Tempo (@otempo) March 24, 2025
Segundo o Samu, ao menos duas pessoas acionaram o serviço de resgate. Em um dos casos, quatro pessoas ficaram presas dentro de um veículo arrastado pela enxurrada no encontro da avenida Nélio Cerqueira com a rua Amélio Cerqueira, no Tirol.
As informações iniciais indicam que se tratava de um carro de aplicativo e que um dos passageiros seria um bebê. Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, no entanto, as águas baixaram, e o resgate não foi necessário.
Adolescentes são arrastadas pela enxurrada no Barreiro; uma delas está intubada
Duas adolescentes, de 15 e 14 anos, estavam a caminho de uma escola, na região do Barreiro, quando foram arrastadas pela enxurrada durante o temporal que atingiu Belo Horizonte nesta segunda-feira (24). Uma delas, de 14 anos, ficou presa debaixo de um caminhão.
A adolescente foi encaminhada à Upa Diamante, após ter sido socorrida por uma sargento da Polícia Militar. Uma equipe da Polícia Civil (PCMG) também prestou apoio à ocorrência. Segundo relatou o pai da adolescente, Carlos Eduardo, à reportagem de O TEMPO, a filha está intubada e será encaminhada ao hospital João XXIII.
+ Veja vídeo da chegada da adolescente à Upa
Veja as recomendações da Defesa Civil durante a chuva:⠀
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.