A forte chuva que atinge Belo Horizonte nesta terça-feira (26) provocou um verdadeiro caos no trânsito da capital e também na BR-381, uma das principais rodovias que cortam Minas Gerais.

Segundo dados da plataforma de monitoramento Waze, o tráfego é extremamente lento em diversas avenidas da região central de BH, como Amazonas, Afonso Pena, Contorno e Brasil. Em alguns trechos, a velocidade média dos veículos não passa de 3 km/h.

O cenário também é crítico na BR-381, na saída para Governador Valadares. Há registros de congestionamento desde a saída do Anel Rodoviário até a altura do distrito de Ravena, em Sabará, na região metropolitana da capital. Em boa parte do trecho, os veículos trafegam a menos de 10 km/h.

“Está impraticável. Impossível sair do lugar”, desabafou o caminhoneiro Antônio Nascimento, de 33 anos, que está preso no congestionamento em Ravena. Ele saiu de Belo Horizonte com destino a João Monlevade.

A orientação é que motoristas evitem sair de casa ou busquem rotas alternativas, já que o trânsito segue comprometido em vários pontos da cidade e da região metropolitana.