Os passageiros do metrô de Belo Horizonte devem se programar: na próxima semana, o tempo de espera entre as embarcações será de 24 minutos, frente a um tempo que usualmente costuma ser de 15 minutos fora dos horários de pico. A mudança ocorre do próximo sábado (19/7) a 27 de julho devido a obras de revitalização da linha 1, conforme a concessionária responsável pelo serviço.

Conforme a prefeitura, a concessionária vai substituir todos os componentes de um trecho da via permanente, por onde circulam os trens. As intervenções acontecerão ininterruptamente, 24 horas por dia, inclusive durante a madrugada. Por isso, serão necessárias mudanças na operação. 

+ Linha 2 do Metrô de BH: operação começa em 2026; moradores reclamam de descaso e cobram indenização

Intervalo entre os trens

  • De 21 a 25 de julho (segunda a sexta-feira), o intervalo entre as viagens será de 12 minutos nos horários de pico e 24 minutos nos demais horários.
  • Haverá trens extras da Estação Eldorado até a Estação Central, para diminuir o intervalo das viagens nestes trechos para 7,5 minutos nos horários de pico. Avisos sonoros e colaboradores do Metrô BH estarão presentes nas estações para orientar em qual composição os clientes deverão embarcar.
  • Nos fins de semana — 19 e 20, 26 e 27 de julho (sábados e domingos) — o intervalo entre as viagens será de 24 minutos durante todo o dia.
    É importante destacar que não haverá baldeação.

Embarque em uma só via 

Na Estação Santa Inês, os trens passarão em uma só, e será necessário que os clientes verifiquem a direção da composição antes de embarcar.

Nas Estações Santa Tereza e Horto, os trens passarão em uma só via fora dos horários de pico, e os clientes também deverão se atentar à direção do trem antes do embarque. Nos horários de pico, nessas estações, a operação segue pelas duas vias normalmente.

Obras seguem cronograma de modernização da Linha 1

A intervenção faz parte do cronograma de modernização da Linha 1, que inclui a troca de toda a infraestrutura de trilhos, dormentes e demais componentes da chamada “via permanente”. A previsão da concessionária é de que a renovação completa da linha seja concluída até 2027.

Desde o início das obras, dois dos quatro trechos já foram finalizados, entre as estações Eldorado e Santa Tereza. Com a nova etapa, os trabalhos avançam no trecho entre Santa Tereza e Santa Inês, exigindo maior atenção dos passageiros.

As atividades realizadas incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s), dos lastros (camada de pedra britada) e dos dormentes de concreto e madeira, além de suas respectivas fixações.

Orientações aos passageiros

Durante o período de mudanças, a orientação é que os passageiros se atentem aos avisos nas estações, painéis eletrônicos e comunicados sonoros. Em algumas paradas, como Santa Inês, Horto e Santa Tereza, os trens circularão em apenas uma das vias em determinados horários, o que exige atenção redobrada ao sentido da composição.

A Concessionária Metrô BH reforça que equipes estarão nas estações para orientar os usuários e garantir a segurança e fluidez no embarque, mesmo com a operação diferenciada.

Metrô de BH

As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Em dias úteis, os trens circulam a cada 7,5 minutos nos horários de pico e a cada 15 minutos nos demais horários. Aos sábados, o intervalo é de 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após esse horário. Domingos e feriados têm intervalo de 15 minutos durante todo o dia.