Vinte e seis crianças da educação infantil de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram diagnosticadas com a doença mão-pé-boca. Três monitores também testaram positivo para a enfermidade, o que levou à suspensão das aulas, que foram retomadas somente após o Carnaval.
A Secretaria Municipal de Educação informou que o público infectado representa 0,16% do total de alunos da educação infantil da rede municipal.
"As suspensões ocorreram por sete dias, mas, devido ao recesso de Carnaval, o Cemei Carmem do Rosário Rocha interrompeu suas atividades em 26/02, permanecendo fechado por três dias, enquanto o Cemei Sapucaias suspendeu as aulas em 27/02, ficando fechado por dois dias", esclareceu a pasta.
Medidas estão sendo adotadas pela secretaria para conter a disseminação do vírus, e a "situação está sendo acompanhada". A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções respiratórias, saliva ou fluidos das lesões, algo que é potencializado em ambientes fechados, como creches e escolas.
Confira as medidas adotadas pelo município:
- Suspensão das aulas por sete dias, conforme orientação da Vigilância Sanitária;
- Treinamento e orientação dos profissionais das escolas junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS);
- Produção de uma cartilha com orientações profiláticas para as unidades de educação infantil, desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola em parceria com a Secretaria de Saúde;
- Reforço no protocolo de limpeza e desinfecção das escolas;
Reorganização do calendário escolar para garantir os 200 dias letivos; - Realização de uma live para profissionais da educação infantil com uma referência técnica do CIEVS.
As aulas já foram retomadas nas unidades afetadas, tanto para as crianças quanto para as monitoras.
Sobre a doença
A mão-pé-boca é uma infecção viral comum, especialmente entre crianças menores de cinco anos, causada pelo vírus Coxsackie. A doença provoca erupções cutâneas dolorosas nas mãos, pés e boca, além de gerar desconforto e dificuldades para alimentação e ingestão de líquidos.