Confira as denúncias recebidas pelo Panelaço, na edição do Super Notícia (18/04).
Você também quer fazer uma reclamação? Clique aqui e envie sua mensagem via WhatsApp. Participe!
Via de Contagem tem carro, moto e caminhão, mas falta sinalização!
Meu nome é Daniela Azevedo, eu tenho 34 anos e gostaria denunciar a situação em que se encontra a rua São Dimas, paralela à avenida Benjamin Guimarães, no bairro Industrial, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. No fim de 2024, a via foi contemplada com o que a prefeitura municipal define como “o maior projeto de revitalização de vias dos últimos 40 anos”, o Programa Asfalto Novo. Porém, aquilo que parecia trazer alívio e organização do fluxo de veículos nesta rua, que hoje se tornou uma avenida (é rota de caminhões, ônibus e carros de passeio), na verdade trouxe mais transtornos. Após a troca do asfalto, os motoristas passaram a trafegar pela via em altíssima velocidade, o que gerou mais riscos. Não há placas de sinalização no local nem faixa para pedestres ou semáforos nos cruzamentos. Além disso, como a rua não tem bueiros, em vários pontos, a água fica acumulada em poças, principalmente na porta de garagens. Para piorar, carros são estacionados dos dois lados, restando apenas um “corredor” para que os veículos passem, nos dois sentidos. Enfim, precisamos de sinalização com urgência, antes que o pior aconteça...
Resposta:
Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) informou que a rua São Dimas, no bairro Industrial, está incluída no cronograma de sinalização viária do Programa Asfalto Novo. No entanto, “devido ao grande volume de ruas e avenidas contempladas pelo programa em toda a cidade, a execução da sinalização está sendo feita por etapas, de acordo com a prioridade estabelecida por cada regional”, diz o texto. A autarquia informou ainda que a via será atendida com sinalização prioritária em sua regional. “Assim que essa etapa for concluída, as questões relacionadas ao estacionamento irregular também passarão a ser fiscalizadas. Além disso, a Transcon solicitará que seja realizada uma rota de fiscalização no horário de pico, com o objetivo de verificar in loco a situação do trânsito e adotar medidas cabíveis, se necessário”, afirma a nota. Sobre a situação das poças e bueiros, a Secretaria de Obras de Contagem informou que enviou uma equipe ao local na quarta-feira (16) e enviou ao Panelaço vídeo em que registra a visita. “Mesmo durante período de muita chuva, a equipe não detectou nada de anormal com escoamento da água”, finaliza o texto.
Galhos acumulados impedem passagem de pedestres no bairro Cidade Industrial
Um morador do bairro Cidade Industrial, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, procurou o Panelaço para denunciar a situação da rua Doutor José Américo Cansado Bahia, no encontro com a avenida Babita Camargos. “Há mais de dois meses, foi feita a poda de galhos de árvores dessa via, e os galhos ficaram jogados na calçada, dividindo espaço com lixo. Além de a rua ter uma iluminação muito ruim, você não pode utilizar o passeio porque está cheio de galhos, o que oferece riscos de quedas e cortes. Infelizmente, a Regional Eldorado abandonou não só galhos nas ruas, e sim o bairro Cidade Industrial como um todo. Pedimos ajuda para a iluminação e para a coleta dos galhos”, informou, optando por não ter o nome divulgado.
Resposta:
Em nota, a Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (Conparq) informou que não realizou qualquer intervenção de poda na região do bairro Cidade Industrial, onde se encontra o endereço mencionado. “A Conparq esclarece que não realiza o recolhimento e a destinação de resíduos provenientes de podas realizadas por terceiros”, informa o texto. Sobre a iluminação na rua Doutor José Américo Cançado Bahia, no encontro com a avenida Babita Camargos, no mesmo bairro, a Secretaria de Serviços Urbanos informou que será feita uma visita técnica à região e a elaboração de um estudo para encontrar uma solução definitiva, uma vez que a existência de rede de alta-tensão no local impossibilita a instalação de postes com rede aérea no trecho debaixo da linha de alta-tensão. Questionada se foi a autora do corte dos galhos, a Cemig não respondeu que “sim” nem que “não”, mas informou que vai mandar uma equipe ao local para recolher o material.
Praça Padre Lage, no Heliópolis, está com brinquedos quebrados
Meu nome é Marcelo Rocha, eu tenho 47 anos e sou servidor público. Os brinquedos do playground instalado na praça Padre Lage, no bairro Heliópolis, na região Norte de Belo Horizonte, estão degradados e quebrados. Eles não oferecem condição de uso e podem acabar colocando crianças em risco.
Resposta:
Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou, por meio de nota enviada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que “uma vistoria será realizada no local para verificar a necessidade de troca de equipamentos e brinquedos e/ou manutenção deles”.
Como denunciar para o Panelaço?
- Foi mal atendido em algum lugar?
- Sua rua está um caco, precisando de reformas?
- O transporte está ruim e os ônibus atrasam sempre?
- Seu bairro está esquecido pela autoridades?
Panelaço do Super Notícia: faça aqui sua reclamação. Envie sua denúncia com foto para o número de WhatsApp (31) 98475-5294. A reportagem vai cobrar uma resposta dos responsáveis para te ajudar. Proteste, participe!