Os moradores de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ficaram mais de uma hora no completo breu na noite dessa sexta-feira (25 de abril). A cidade registrou um apagão de energia elétrica, que interrompeu o fornecimento em 88.820 imóveis por volta das 22h. De acordo com a concessionária DME Distribuição, suspeita-se que o problema tenha se iniciado em um transformador da subestação de Furnas, no município.

+ Mais de 800 bairros da Grande BH podem ficar sem água neste domingo; veja a lista

A empresa informou ter realizado inspeções nas centrais elétricas e nas linhas imediatamente, "realizando as manobras necessárias para o restabelecimento do fornecimento". A normalização da energia na cidade começou às 23h, sendo que a maioria dos imóveis ficou sem luz por um intervalo de 45 minutos a 1 hora.

Nas redes sociais, moradores compartilharam vídeos do breu na cidade. "Apagão total aqui em Poços de Caldas, nem 4G funcionou, por quase 1 hora", comentou Carol (@carollllsm). Outros usuários relataram que cidades próximas a Poços de Caldas também foram afetadas pela queda de energia, como Andradas e Ouro Fino. 

Segundo a DME Distribuição, o fornecimento de energia foi totalmente restabelecido às 0h16. A empresa classificou o desligamento no transformador da subestação de Furnas como uma "perturbação externa ao sistema".

"A causa provável da ocorrência foi o desligamento de um transformador 500kV/345kV na Subestação de Furnas, localizada em Poços de Caldas. A DMED segue acompanhando a apuração do evento junto aos órgãos competentes", informou a concessionária por meio de nota.