O Ministério Público de Minas Gerais informou nessa quarta-feira (2 de abril) que concluiu o processo de deportação de um homem de 39 anos. Ele é acusado de participar de um homicídio em 2020 em São Domingos das Dores, no Rio Doce, e foi preso nos Estados Unidos. 

A pedido da Promotoria de Justiça de Inhapim, o nome do suspeito foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol como procurado pela Justiça Brasileira, o que corresponde a um mandado de captura internacional. Após ser preso nos Estados Unidos, o acusado foi conduzido à delegacia de capturas de Fortaleza, no estado do Ceará. Em seguida, virá para Minas Gerais  

Nascido em 1985, o homem, foragido da Justiça de Inhapim, foi denunciado pelo MPMG de um assassinato, em 2020, em coautoria com outro indivíduo. Segundo o MPMG, o crime foi cometido por motivo torpe, com emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Antes do crime, eles teriam colocado a vítima no porta-malas do veículo dela. Em seguido, a levaram para local onde foi assassinada a tiros. 

O pedido de Difusão Vermelha foi requerido pela Promotoria de Justiça de Inhapim após o acusado manter-se foragido durante a instrução criminal, o que resultou na suspensão do processo e da contagem do prazo prescricional, além da decretação de sua prisão preventiva e da inclusão do alerta vermelho na Interpol, diante da informação de que ele se encontrava nos Estados Unidos. 

O processo contra ele tramita na comarca de Inhapim. Caso condenado, o réu poderá cumprir pena que varia de 12 a 30 anos de reclusão em regime fechado. Para o promotor de Justiça responsável pelo pedido de Difusão Vermelha e de Extradição, Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, a prisão do acusado representa uma grande vitória para a Justiça e um avanço no combate à impunidade e aos crimes violentos graves, como o homicídio.