Um homem de 32 anos, apontado como fundador de uma facção criminosa na Bahia, foi preso nessa terça-feira (13 de maio) pela Polícia Civil de Minas Gerais. Conhecido como “Gordura”, ele foi detido em uma clínica de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, ao levar a companheira grávida para realizar um exame de ultrassom. O criminoso havia fugido do Presídio de Eunápolis, no Sul da Bahia, em dezembro de 2023.
De acordo com informações preliminares da Polícia Civil, no momento da abordagem ele portava um documento de identidade falso. Um celular também foi apreendido. "Gordura" tem passagens por tráfico de drogas, homicídio, latrocínio e roubo.
A Polícia Civil da Bahia informou que o traficante tinha três mandados de prisão em aberto. “Da capital mineira, ele determinava homicídios, roubos, além de coordenar o envio de drogas, armas e munições”, informou a instituição.
Apurações de O TEMPO apontam que, há mais de um mês, a Polícia Civil mineira investigava o paradeiro do foragido. Na segunda-feira (12 de maio), agentes foram à clínica, à paisana, em busca de informações sobre a companheira do suspeito, mas, por questões de sigilo, nada foi repassado.
Apesar disso, o monitoramento no local foi mantido. Nessa terça-feira, assim que o foragido chegou à unidade de saúde, ele foi abordado por um policial descaracterizado, que não usava roupas que pudessem identificá-lo como agente. Em seguida, outros policiais entraram na clínica para dar apoio à prisão.
O homem foi levado para a delegacia, onde teve a prisão ratificada e os mandados em aberto foram cumpridos.
Com PCMG e Secretaria da Segurança Pública da Bahia