Uma decisão da Justiça de Belo Horizonte determinou que a Azul Linhas Aéreas e a ITA (Italia Transporto Aereo S.P.A.) indenizem um passageiro que teve a mala danificada e sofreu atraso no voo de volta de uma viagem internacional.

O passageiro relatou que, ao desembarcar em Barcelona, descobriu que sua bagagem havia sido devolvida com diversas avarias, incluindo a perda de uma das rodas, tornando o item inutilizável.

Na volta ao Brasil, houve um atraso de quase cinco horas devido à troca da aeronave por outra de menor capacidade, sem a assistência adequada ao consumidor. A Justiça entendeu que houve falha na prestação do serviço, fixando a indenização em R$ 3.000 por danos morais e R$ 46,90 por danos materiais, referentes a despesas com alimentação.

A sentença foi proferida no Juizado Especial Cível da Comarca de Belo Horizonte, e destacou que atrasos e avarias em bagagens são problemas recorrentes, agravados pela ausência de suporte das companhias aéreas.

Como complemento, a situação financeira da empresa também preocupa: a Azul (AZUL4) registrou um prejuízo de R$ 1,82 bilhão no primeiro trimestre de 2025, valor 5,6 vezes maior que no mesmo período do ano anterior.

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