A Polícia Civil (PCMG) cumpriu mandados de busca e apreensão contra um homem, de 56 anos, suspeito de crime de agiotagem e extorsão, no aglomerado Ventosa, na região Oeste de Belo Horizonte. Ele é suspeito de ameaçar de morte um homem, que teria pegado dinheiro emprestado com juros altos.
Conforme o delegado Jonas Andrade Pavan, responsável pelas investigações, o crime foi denunciado pela vítima. O homem relatou que já teria pagado cerca de R$ 47 mil pela dívida, entretanto, o valor do débito ainda estava em cerca de R$ 30 mil. Com o não pagamento do juros, a vítima passou a ser ameaçada de morte pelo suspeito.
"Esse agiota age na região ameaçando as vítimas quando não elas não pagam os empréstimos. Uma vítima foi identificada e revelou as ameaças", pontua. Durante a ação, os policiais apreenderam documentos que podem indicar outras vítimas alvo de extorsão pelo suspeito.
As investigações procedem para maior elucidação dos fatos.
Força-tarefa
O mandado contra o suspeito de agiotagem aconteceu durante uma força-tarefa, que contou com três importantes ações policiais entre segunda (12) e quarta-feira (14), desenvolvidas na região do aglomerado Ventosa para tentar impedir um ciclo criminoso.
"A criminalidade naquela região fomenta um ciclo vicioso. O usuário de droga furta, leva para o traficante, que recepta como pagamento pela droga, e a disputa por pontos de tráfico de drogas gera homicídios. Isso gera reflexos interno e externo na comunidade. A operação atacou em várias frentes para sufocar esse ciclo", afirma Pavan.