Minas Gerais inaugurou, nesta segunda-feira (19 de maio), uma nova Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A unidade, localizada no Shopping do Avião, será inicialmente dedicada exclusivamente à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e terá capacidade para realizar até 440 atendimentos por dia.
A ampliação ocorre para desafogar a demanda reprimida: atualmente, são registrados em média 11 mil agendamentos por dia. “O foco da inauguração vem da necessidade de atender a uma demanda intensa. Muitos mineiros estão querendo tirar a carteira. Esse espaço será prioritariamente dedicado a isso, mas pode ser ampliado para outros serviços no futuro”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Com a nova unidade, Minas passa a contar com 55 UAIs em funcionamento, sendo oito delas na Grande BH. “Somos o estado que mais emitiu carteiras no Brasil. Já chegamos a 3 milhões de emissões, mas temos uma média de 11 mil agendamentos por dia. Ainda há uma demanda reprimida muito grande”, afirmou o vice-governador Mateus Simões, que participou da inauguração.
Minas Gerais inaugurou, nesta segunda-feira (19 de maio), uma nova Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A unidade, localizada no Shopping do Avião, será inicialmente dedicada exclusivamente à emissão da nova Carteira de… pic.twitter.com/JgGMOk1fwb
— O Tempo (@otempo) May 20, 2025
Nova identidade: o que é, quem deve fazer e como tirar
A nova carteira de identidade foi lançada em 2022 pelo governo federal e adota o número do CPF como identificador único em todo o território nacional. A substituição do modelo antigo será obrigatória apenas a partir de 2032, mas a emissão já está disponível — e, em Minas, a procura tem sido alta.
+ Veja passo a passo de como solicitar a nova carteira de identidade em MG
O agendamento pode ser feito gratuitamente pelo aplicativo MG App Cidadão ou pelo site oficial do governo. No dia do atendimento, é preciso apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A fotografia é feita na hora. “E quem não gostar da primeira (imagem), pode pedir para trocar”, brincou Simões.
Exclusiva para CIN, mas com expansão prevista
Neste primeiro momento, a nova unidade atenderá apenas pedidos de emissão da CIN. Segundo o vice-governador, a estrutura foi pensada para aliviar o represamento da demanda. “Assim que conseguirmos diminuir essa fila, vamos expandir os serviços. O natural é começar por atendimentos ligados ao trânsito, mas também estamos avaliando incluir outros serviços”, adiantou.
A UAI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, em um espaço de 192 metros quadrados, com 20 guichês, dois postos de recepção e um totem de autoatendimento.
Contagem já conta com outra UAI no bairro Eldorado, dentro do Shopping Oiapoque, com mais de 40 serviços disponíveis. Ambas são administradas por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
O vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, participou da cerimônia de inauguração e reforçou o papel das UAIs na garantia de direitos. “A gente entrega um equipamento que trabalha na perspectiva da cidadania plena. Ter política pública próxima das pessoas é garantir o acesso a direitos básicos”, afirmou.
Mateus Simões também destacou que a inauguração simboliza a prioridade dada ao cidadão, independentemente de alinhamentos políticos. “Estamos comemorando a democratização do acesso aos serviços públicos, a despeito das diferenças ideológicas”, disse, em referência ao fato de Contagem ser governada por Marília Campos (PT).