Belo Horizonte tem 1.357 estudantes do Ensino Médio que poderiam estar usando o transporte público gratuito, mas não estão. São alunos que se inscreveram para receber o Passe Livre, tiveram os perfis analisados, mas ainda não concluíram o envio da documentação obrigatória. Ainda há tempo de regularizar a situação no site da prefeitura e garantir as viagens gratuitas de transporte público até a escola neste ano letivo.

O Passe Livre cobre 100% do valor da tarifa no trajeto de ida e volta entre a residência e a unidade de ensino. Ele é válido exclusivamente para o transporte público coletivo de passageiros de Belo Horizonte, ou seja, por meio do cartão BHBus.

Para regularizar o cadastro no Passe Livre Estudantil 2025, basta:

  • Acessar a plataforma https://passeestudantil.pbh.gov.br
  • Entrar no item "INSCRIÇÃO", dentro do campo "ACOMPANHE O STATUS DO SEU CADASTRO", na parte inferior direita do site.
  • Clicar em "Envio Documentação OnLine" e concluir o envio da documentação obrigatória.

Não conseguiu regularizar a situação?

Os estudantes que tiverem dificuldades para concluir o cadastro no site, ou não tiverem acesso a um dispositivo, podem comparecer à Central de Atendimentos do Passe Livre — localizada no Centro de Referência das Juventudes (Rua Guaicurus, 50 – Centro).

O serviço funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, auxiliando na confecção do registro no Passe Livre Estudantil. Para isso, o aluno deve estar com a documentação completa: RG, CPF, comprovante de matrícula de 2025, comprovante de endereço em nome do estudante ou de um dos responsáveis (com validade de até 90 dias) e CPF do responsável, no caso de menores de 16 anos.

O Passe Livre Estudantil 2025 

Neste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está beneficiando mais de 15 mil alunos com o Passe Livre Estudantil. O benefício é destinado a:

  • estudantes do Ensino Médio ou da Educação para Jovens e Adultos (EJA) regularmente matriculados em instituições de ensino de Belo Horizonte (públicas e privadas);
  • que residam a mais de mil metros das respectivas unidades escolares;
  • No caso das instituições privadas, o benefício é destinado aos estudantes que recebem bolsa integral.

Estudantes cujas famílias são beneficiárias de programas sociais e estejam em situação de vulnerabilidade comprovada (inscritas no CadÚnico e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família e o BPC/LOAS) têm prioridade na concessão do auxílio.