Motoristas que passam diariamente pela avenida João César de Oliveira terão que aderir a desvios para evitar um provável trânsito parado no trecho entre as regiões do Eldorado e da Cidade Industrial, ao longo de, pelo menos, um mês. Além da interdição na avenida General David Sarnoff, na altura da Trincheira José Quintão Romero — conhecida como Trincheira do Itaú —, a avenida João César de Oliveira será bloqueada na pista em frente ao Hospital Municipal de Contagem, no sentido Sede/Eldorado, a partir de sábado (9/8), com duração prevista de aproximadamente 40 dias.
+ Trincheira do Itaú, em Contagem, está interditada para obras; confira
A intervenção faz parte da implementação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Contagem. Nesta etapa da obra, a pista da avenida João César de Oliveira passará por correção de nivelamento. Segundo a administração municipal, os ajustes visam adequar o pavimento às estações de ônibus da via, conforme as normas de acessibilidade: "Para que não haja empecilhos para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como degraus ou rampas com maior inclinação", informou a Prefeitura de Contagem.
As obras estão divididas em etapas; após o serviço em frente ao Complexo Hospitalar Municipal, os trabalhos seguirão nas estações Cinco e Fórum, também na João César de Oliveira. Ao todo, as intervenções podem durar cerca de 180 dias. "Optamos por trabalhar desta forma para garantir que a população continue tendo acesso livre ao hospital e maternidade, além de possibilitar um controle maior dos impactos na região da João César”, afirma o secretário de Obras de Contagem, Rômulo Perilli.
Como fica o trânsito?
- Trecho bloqueado a partir de sábado (9/8): pista no sentido Sede/Eldorado, entre o Proma Brasil Automotiva LTDA até o quarteirão do Complexo Hospitalar de Contagem, na altura do Assaí Atacadista.
Desvio: seguir pela avenida João César de Oliveira ➡️ virar à direita na rua Haeckel Ben-Hur Salvador ➡️ seguir até a praça Cinco ➡️ virar à esquerda na av. Alexandre Diniz Mascarenhas ➡️ seguir até a av. João César de Oliveira, onde poderá virar à direita e seguir seu trajeto.
- No sentido Eldorado-Sede, o fluxo da avenida seguirá normal.
Confira na ilustração:
Fonte: Prefeitura de Contagem / Divulgação
Alterações nos pontos de ônibus
Pontos desativados:
- avenida João César de Oliveira s/n, próximo a Isomonte
- avenida João César de Oliveira, 4.321, próximo ao Assaí Atacadista
Pontos provisórios:
- rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 199 – Próximo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
- rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 829
- av. Alexandre Diniz Mascarenhas, 220, próximo ao posto de gasolina
Orientação
A Prefeitura de Contagem informa que toda a área de obras e os desvios serão sinalizados com faixas e indicações visuais para motoristas, pedestres e usuários do transporte público. A orientação é para que sejam utilizadas rotas alternativas, a fim de evitar o trecho da avenida João César de Oliveira durante as obras. Aplicativos como Waze e Google Maps estarão atualizados.
“Temos consciência dos impactos que essas intervenções causarão, mas é importante deixar claro que elas são essenciais para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). São incômodos temporários, porém necessários para que um novo sistema de transporte público funcione e traga benefícios permanentes a todos”, afirma a prefeita de Contagem, Marília Campos.