Criminosos enviam mensagens se passando por defensoras e defensores públicos, ou servidoras e servidores, pedindo dinheiro para a continuidade ou finalização de um atendimento. Essa modalidade de golpe — que é aplicada via Whatsapp —,  é um motivo para a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) alertar as pessoas assistidas pelo órgão.

Conforme a DPMG, a orientação é ignorar as mensagens deste tipo e, em caso de dúvida, procurar uma unidade da Defensoria Pública que seja mais próxima. "Defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores jamais solicitam transferências ou pagamentos de qualquer natureza nem pedem o fornecimento de senha bancária. A Defensoria Pública pode entrar em contato pelo número do Whatsapp cadastrado pela pessoa assistida apenas para informar sobre audiências ou andamento do processo", explica o órgão.

A DPMG ressalta que o golpe vem sendo aplicado contra assistidas e assistidos das Defensorias Públicas de todo o Brasil. A Defensoria Pública ainda aponta que, em Minas Gerais, casos já foram registrados em Belo Horizonte e vários municípios do interior.

Veja orientações da DPMG para se proteger dos golpes:

  • Cuidado com fraudes: se alguém se passar por representante da Defensoria Pública e solicitar pagamentos, não responda;
  • Orientação jurídica e apoio: a DPMG oferece orientação jurídica, defesa em processos judiciais e extrajudiciais, além de apoio em diversas áreas do direito, sem nenhum custo;
  • A atuação do órgão depende apenas da apresentação de listas de documentos e comprovantes de renda, para averiguar se a pessoa se encaixa nos critérios socioeconômicos requeridos pela Defensoria Pública;
  • Atenção: denuncie qualquer tentativa de fraude ou cobrança indevida relacionada à Defensoria Pública. Procure as unidades da DPMG ou as autoridades policiais.