Há mais de um ano em obras, a Praça Israel Pinheiro (Praça do Papa), no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul da capital mineira, deve ser entregue parcialmente à população em agosto deste ano. Nesta quinta-feira (10/7), o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), visitou o local que, desde fevereiro de 2024, está fechado para a revitalização, e prometeu a conclusão parcial da parte de cima do complexo. 

“Muito se fala sobre a inauguração, sobre a reforma na Praça do Papa. A gente lembra que a praça é tombada e que o piso de cerâmica também é tombado. Devido a esse tombamento do piso, tivemos atrasos na obra, pois a empresa que fornece o piso, que é a única que faz esse material, precisou parar o maquinário. Por esse motivo, tivemos que aguardar para colocar esse piso aqui”, disse o prefeito em referência ao piso de cerâmica instalado na parte superior da praça.

O restante das obras deve ser concluído em dezembro de 2025, segundo Damião. “Estamos tratando tudo aqui com muito carinho. Todos os detalhes da reforma estão sendo observados com dedicação, para que a gente possa entregar uma praça reformada, mas mantendo a essência de sempre, da mesma praça de 20 ou 30 anos atrás”, acrescentou Damião.

A entrega total da praça foi adiada duas vezes pela PBH. Inicialmente, as intervenções acabariam em dezembro do ano passado, depois passou para junho deste ano, e agora a prefeitura prorrogou o prazo em 150 dias, passando a previsão de término para 14 de dezembro, um ano depois da estimativa inicial.

Além da troca do piso, a escadaria, a jardinagem e a remoção de uma rua que dividia a praça em duas partes fizeram parte do projeto. “Foram investidos aproximadamente R$ 11 milhões na reforma, e tudo o que estava ali foi renovado. O que falta agora é a peça que está atrás da gente (a placa de Belo Horizonte), que também é emblemática, para que possamos conseguir a verba e reformá-la também”, afirmou. 


Homenagem ao religioso que dá apelido à Praça

Segundo o prefeito de Belo Horizonte, a Arquidiocese de Belo Horizonte fez um pedido para instalação de uma estátua do Papa João Paulo II no local. “É justo que sua estátua esteja presente. Já há uma previsão, tudo será feito por conta da Arquidiocese. Nossa Secretaria de Cultura, através da Eliane Parreiras, está sempre em contato com a Arquidiocese, discutindo a melhor forma de realizar essa homenagem de modo que todos possam reconhecer e gostar”, disse.