Belo Horizonte foi uma das três capitais brasileiras que registraram umidade do ar abaixo de 30% nesta terça-feira (15/7). De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira, junto de São Paulo (SP), apontou para o índice de 23% em relação à umidade atmosférica — porcentagem que é considerada crítica pelo Inmet.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a umidade relativa do ar ideal varia entre 40% e 70%. Níveis abaixo de 30% são prejudiciais à saúde e podem causar diversos problemas respiratórios e de pele.
Umidade baixa era prevista
A baixa umidade já havia sido prevista pela Defesa Civil de Belo Horizonte. Na manhã desta terça-feira, o órgão emitiu um alerta sobre a atuação de uma massa de ar seco na capital. Este fenômeno deve manter os índices de umidade relativa do ar em torno de 30% no decorrer da tarde, com previsão de persistir até as 18h de domingo (20/7).
10h52 - Uma massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar em torno de 30%, no decorrer da tarde, até 18h de domingo (20). Redobre a sua atenção e hidrate-se.@prefeiturabh @BHMobilidade @Bombeiros_MG pic.twitter.com/qqC3AADziY
Durante o período de baixa umidade, a Defesa Civil recomenda:
- Hidrate-se abundantemente durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas;
- Evite frituras, que demandam mais do sistema digestivo;
- Durma em local arejado e, se possível, umedecido por aparelhos umidificadores ou com uma bacia de água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e a exposição direta ao sol entre as 10h e 17h, horários de maior intensidade solar e menor umidade;
- Evite banhos com água muito quente para não ressecar ainda mais a pele; se necessário, use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios persistentes, procure um especialista médico;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas, pois o tempo seco aumenta o risco de incêndios;
- Em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).