O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, foi o mais movimentado do Brasil em operações de aviação executiva no primeiro semestre deste ano. A informação consta no Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo dos 100 Aeródromos, elaborado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Entre janeiro e junho, foram registradas cerca de 28 mil movimentações de aviação geral no terminal mineiro, o que inclui pousos e decolagens de diferentes tipos de aeronaves. No caso específico de aviões de asa fixa, como jatinhos e turboélices, foram 22.770 operações — o maior número entre todos os aeroportos monitorados.

O desempenho consolida a Pampulha como um dos principais centros de aviação geral e executiva do país, segundo a Motiva Aeroportos, empresa que administra o terminal. A localização estratégica e a infraestrutura voltada para esse tipo de operação são apontadas como fatores que explicam o bom resultado.

O diretor de operações da Motiva, Marcius Moreno, afirmou que a empresa busca continuamente melhorias para fortalecer o aeroporto. Já o gerente da Pampulha, Maurício Alves, destacou que o terminal abriga mais de 30 hangares de empresas importantes do setor, como Líder Aviação, HBR Aviação e Black Aviação.

Segundo ele, o resultado reflete o trabalho das equipes e o atendimento às demandas da aviação executiva, com foco em eficiência, segurança e agilidade.