Uma escola da rede estadual de Minas Gerais se tornou palco de um pagode clandestino na madrugada do último domingo (20/7), em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a Escola Estadual Professor Ederlindo Lannes Bernardes com os portões abertos, som alto e intensa movimentação de pessoas.
De acordo com um boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a escola foi alvo de vandalismo na noite de sábado (19/7). Câmeras de segurança flagraram o momento em que um jovem arrombou o cadeado e a fechadura do portão principal da unidade. Ele estava acompanhado de outros jovens, que usaram substâncias ilícitas, circularam de bicicleta e utilizaram a quadra da escola.
Ainda segundo o documento policial, na noite de domingo, as câmeras de segurança também registraram o retorno do mesmo jovem, que apenas fechou o portão de acesso, danificado no dia anterior. A polícia ainda não identificou o suspeito.
Uma escola da rede estadual de Minas Gerais se tornou palco de um pagode clandestino na madrugada do último domingo (20/7) em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a Escola Estadual Professor Ederlindo Lannes Bernardes com os… pic.twitter.com/il6KHPeLxZ
— O Tempo (@otempo) July 24, 2025
O caso ocorreu na véspera do início do recesso escolar da rede estadual de ensino, que começou na última segunda-feira (21/7). Nas redes sociais, moradores da cidade demonstraram preocupação com a realização do evento, temendo episódios de violência devido ao consumo excessivo de álcool e drogas. “De quem é a responsabilidade?”, questionou um homem em uma publicação com o vídeo.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que "foram implementadas ações imediatas, como a troca de fechaduras e a instalação de novas câmeras de monitoramento" para reforçar a segurança da escola e prevenir novos atos de vandalismo. A pasta disse ainda que a PMMG mantém a Patrulha Escolar, com rondas regulares nas unidades de ensino de todo o estado.
Veja o posicionamento da SEE/MG
"Sobre o ocorrido na Escola Estadual Professor Ederlindo Lannes Bernardes, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que as providências cabíveis foram imediatamente adotadas. Assim que o fato foi identificado, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi acionada e registrou o Boletim de Ocorrência.
Para reforçar a segurança da unidade e prevenir novos atos de vandalismo, foram implementadas ações imediatas, como a troca de fechaduras e a instalação de novas câmeras de monitoramento.
A SEE/MG reitera que a segurança nas escolas da rede estadual é uma prioridade do Governo de Minas. Entre 2022 e 2024, foram investidos cerca de R$ 120 milhões em ações de proteção dos prédios escolares, incluindo sistemas de videomonitoramento, alarmes e câmeras de segurança. Para 2025, estão previstos mais R$ 52,4 milhões em investimentos na área.
Além disso, a PMMG atua de forma preventiva por meio da Patrulha Escolar, com rondas regulares nas unidades de ensino.
A SEE/MG reafirma seu compromisso em garantir um ambiente escolar seguro para estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar."