Estudantes da rede estadual de Minas Gerais embarcaram na noite da última quinta-feira (24/7) para o Chile, onde irão cursar o 2º ano do ensino médio. Eles foram contemplados pelo programa Passaporte Mineiro do Conhecimento, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) do Governo de Minas.
Os alunos são: Ana Oliveira, da Escola Estadual Alfredo do Carmo, da cidade de Amparo da Serra; David Veloso, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte; e Kleber Barboza, da Escola Estadual Professor Ilídio Alves de Carvalho, em São Sebastião do Anta. O trio faz parte de um grupo de 107 estudantes de 57 municípios que foram contemplados pelo programa no segundo semestre de 2025.
“Desde o começo do projeto, percebi que essa oportunidade que o Governo de Minas deu pra gente era algo que eu nem imaginava viver um dia. Um intercâmbio, a chance de conhecer uma nova cultura, novas pessoas, uma nova culinária e ainda levar um pouco de Minas pra lá”, conta o estudante Kleber Barboza, de 17 anos.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento conta com passagens, vistos, passaporte, seguro saúde, hospedagem e taxas escolares pagas pelo Governo de Minas. Durante o período de intercâmbio, os alunos também são contemplados com ajuda de custo. A seleção dos estudantes é feita com base no desempenho escolar, engajamento social e perfil de liderança. Segundo a SEE/MG, todos os alunos passaram por uma Trilha Formativa, com palestras e oficinas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
"O Passaporte Mineiro do Conhecimento é um projeto inovador, com impacto transformador, comprovado em edições anteriores com menor número de participantes. Agora, nós ampliamos o programa para abrir as portas para que mais de cem estudantes da rede pública realizem um intercâmbio internacional, com a oportunidade de estudar em outro país e retornar a Minas Gerais com a bagagem cheia de experiências enriquecedoras", destacou o vice-governador Mateus Simões.