A partir desta terça-feira (29), a circulação de veículos no entorno da estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, sofrerá alterações devido a mais uma etapa das obras de requalificação da Praça das Águas, no bairro Vila Suzana. A intervenção faz parte do conjunto de obras da Prefeitura de Belo Horizonte para evitar alagamentos em dias de chuva forte.

Agentes da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) estarão na região para orientar motoristas e usuários do transporte coletivo. As mudanças visam garantir a segurança de pedestres, condutores e trabalhadores que atuam nas obras.

A expectativa é que a Praça das Águas seja concluída no primeiro semestre de 2026.

Como fica o trânsito

A principal alteração será no acesso ao Novo Anel Rodoviário, no sentido Rio de Janeiro, em direção à avenida Risoleta Neves, sentido Santa Luzia. Os motoristas deverão fazer o seguinte desvio:

  • Acessar o Novo Anel no sentido Rio de Janeiro;
  • Pegar a alça à direita, em direção à estação São Gabriel;
  • Manter-se à direita na avenida Cristiano Machado, sentido Centro;
  • Continuar na faixa da direita e acessar a Cristiano Machado novamente, agora no sentido Bairro;
  • Após passar pelos viadutos do Novo Anel, entrar à direita na segunda alça de acesso, sentido Santa Luzia.

Transporte coletivo

As linhas de ônibus que atendem à estação São Gabriel terão alterações no trajeto de acesso, mas sem mudanças nos pontos de embarque e desembarque.

Já as linhas MOVE 62, 66 e 6030 continuam com embarque e desembarque na estação Minas Shopping. Os passageiros que desejarem seguir viagem na estação São Gabriel deverão embarcar nas linhas 82 ou 83P, seguir até a estação Minas Shopping e então pegar a linha desejada, sem acréscimo na tarifa.

Agentes da BHTrans e da Sumob também vão auxiliar os usuários do transporte coletivo durante o período de alterações.

Obra contra alagamentos

A obra da Praça das Águas integra as ações de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha. No local, está sendo construída uma estrutura hidráulica com capacidade para armazenar até 27 milhões de litros de água — três vezes mais que a caixa de captação da avenida Vilarinho.

A estrutura tem como objetivo conter o volume de água que desce do Ribeirão Pampulha e do Córrego Cachoeirinha em direção ao Ribeirão do Onça, reduzindo os alagamentos na avenida Cristiano Machado, nas imediações da estação São Gabriel.

As obras são supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com investimento estimado em R$ 68 milhões, financiados com recursos da Caixa Econômica Federal e da própria prefeitura.