Um grupo de manifestantes bloqueou a MG–20, no sentido Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (30/7). Pneus foram incendiados na via, o que provocou lentidão no trânsito e mobilizou a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e do Corpo de Bombeiros.
O protesto é um ato de moradores da ocupação Monte Azul e ocorre nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Onça, da Copasa. Eles denunciam que estão sendo vítimas de ameaças de intimidação por pessoas ligadas ao homem que se diz dono do terreno.
Segundo informações do aplicativo Waze, que monitora as condições viárias em tempo real com base em dados de usuários, o trânsito estava completamente parado por volta das 18h50.
Denúncia de ação violenta
Há uma semana, os moradores da ocupação denunciam uma ação violenta, ocorrida na noite de terça-feira (22/7), quando dezenas de homens encapuzados e armados com fuzis invadiram o local, ameaçaram famílias e destruíram as casas com tratores. A operação, segundo relatos, contou com a presença de policiais militares e teria sido coordenada por uma empresa de segurança privada contratada por um homem que se apresenta como proprietário do terreno.
A Prefeitura de Santa Luzia afirmou que o local tem sido alvo de ações e acompanhamento contínuo por parte da Gerência de Fiscalização de Obras e Posturas há mais de três anos. "Ainda que se trate de uma área particular, o ente municipal tem adotado todas as medidas cabíveis para coibir ocupações irregulares no local, respeitando os limites legais de sua atuação", disse.
A reportagem de O TEMPO também procurou as polícias Militar e Civil, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a empresa citada pelos moradores, mas não obteve retorno.
*Com informações de Cler Santos e Rayllan Oliveira