Um incêndio em um terreno baldio assusta moradores do bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte, desde o início da noite deste domingo (6/7). As chamas tomam um lote localizado na avenida Senador José Augusto e se aproximaram da divisa com um condomínio residencial. O Corpo de Bombeiros Militar já está no local.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter o incêndio deste domingo no início da noite, pouco depois das 18h. Quando chegou ao local, a guarnição se deparou com “chamas altas” próximo ao muro do terreno. “Os militares atuam neste momento para conter o fogo e eliminando os riscos às edificações”, informou a corporação.
Em vídeos encaminhados a O TEMPO, as chamas se alastraram em um formato semelhante a um círculo, como se tivessem sido induzidas. Como prevê a Lei 9.605/1998, “causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana” pode provocar reclusão entre um e quatro anos.
Um incêndio toma um lote vago no bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte, desde o início da noite deste domingo (6/7). O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais já tem uma guarnição no local para tentar controlar as chamas. pic.twitter.com/PjWNPK0nrT
— O Tempo (@otempo) July 6, 2025
Moradora do Buritis, a administradora Renata Bragança, de 36 anos, suspeita que os incêndios, que, conforme ela, são cada vez mais frequentes no bairro, sejam intencionais. “Acho que é para abrir área para invasão, como foi nos casos que aconteceram em um terreno próximo ao Anel Rodoviário. Atear fogo é mais fácil do que roçar (a vegetação). Neste de hoje, nós não sabemos”, observou ela.
Em setembro de 2024, um incêndio de grandes proporções na Estação Ecológica do Cercadinho assustou moradores do próprio Buritis, do bairro Estoril, também na região Oeste, e de Nova Lima, Região Metropolitana. À época, a suspeita foi de que as chamas teriam sido deflagradas por fogos de artifício queimados por uma boate.