A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promove a vacinação de cães e gatos contra a raiva neste sábado (23/8) em cerca de 300 pontos distribuídos em todas as regionais do município até as 17h. Para saber os endereços, clique aqui.
Conforme a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drumond, qualquer gato ou cachorro acima de três meses pode se vacinar, inclusive gestantes. “Hoje é um dia muito importante. Convocamos os tutores para que vacinem os animais para protegê-los e também a nós, seres humanos. A raiva é uma doença grave, letal, mas tem proteção disponível”, lembra ela.
Conforme Thaysa, na campanha do ano passado foram vacinados 223 mil animais. Ainda não houve uma divulgação parcial dos números de 2025. Segundo ela, as estimativas são de que haja 448 mil cães e gatos domiciliados em Belo Horizonte.
“Não temos casos de raiva em humanos na capital desde 1984. Já os últimos casos em cães e gatos foram em 2021 e 2024, um em cada ano. Em morcegos, em 2025, foram 15 até o momento, o que mostra que a raiva continua circulando”, diz ela.
Após a vacinação, a orientação é que os cachorros e gatos não façam esforços físicos e sejam mantidos em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.
A vacina antirrábica animal é oferecida durante todo o ano pela rede SUS-BH nos cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos neste link.