O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (UB), sancionou nesta quinta-feira (28/8), três leis comemorativas na capital mineira. As medidas foram aprovadas na Câmara Municipal e encaminhadas à prefeitura.
A primeira lei publicada no Diário Oficial do Município (DOM) cria o “fevereiro roxo e laranja”. O segundo mês do ano será dedicado à conscientização sobre doenças autoimunes, como o lúpus, e à prevenção de quedas em idosos. A medida foi proposta pelo vereador Neném da Farmácia.
A segunda lei, também apresentada pelo vereador Neném da Farmácia, transforma o dia 12/8 no Dia Municipal da Juventude Sadia Sem Droga. O objetivo da data é promover a conscientização sobre os malefícios das drogas e mostrar a importância de um estilo de vida saudável e livre de substâncias psicoativas.
Já a terceira lei cria, em 13/12, o Dia Municipal do Forró. O texto foi proposto pelo vereador Edmar Branco. A data escolhida foi em homenagem ao aniversário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Segundo o vereador, a homenagem é uma forma de reconhecer a relevância dessa manifestação artística como patrimônio imaterial da sociedade, além de a data poder servir como marco para a realização de atividades culturais, educativas e turísticas, gerando oportunidades para artistas, produtores e pequenos empreendedores locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município.