Moradores de Belo Horizonte e turistas começaram a frequentar novamente a Praça do Papa, na região Centro-Sul da capital mineira. O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) participou, na manhã deste sábado (30/8), da entrega da primeira etapa das obras de reforma, iniciadas em fevereiro de 2024. Durante a cerimônia, Damião pediu desculpas à população pelo atraso na entrega, que estava prevista para dezembro do ano passado.

"Infelizmente tivemos esse atraso na entrega do piso. Essa entrega parcial já estava programada porque pensamos não só nos moradores, mas também nos ambulantes que dependem daqui para sustentar suas famílias", disse. O prefeito garantiu que até a conclusão das obras a reforma não terá mais atrasos. "A entrega para o fim do ano está garantida. No início de setembro já começa a colocação do gramado novo, da construção da área de recreação e do banheiro autolimpante", concluiu.

Segundo o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Leonardo Gomes, foram liberados 3.500 metros quadrados de espaço para a população. "Agora faltam 6.500 metros do novo piso na parte intermediária. A entrega do material já está garantida e não teremos mais atrasos", disse Gomes.

População presente

O padre Marcelo Lacerda, que representou a Arquidiocese de BH, ficou feliz com a entrega, mesmo que parcial, da reforma. "O lugar do encontro e da alegria dos belo-horizontinos passa por essa praça. Reformar esse lugar especial após 45 anos da passagem de João Paulo II é muito especial", completou Lacerda.

A cerimônia de entrega contou com oficinas, shows e brincadeiras para as crianças. Morador do bairro Cruzeiro, na capital mineira, e frequentador da praça, Rafael Dura, de 46 anos, aprovou a reforma parcial. "Aqui é um ponto que atrai o mundo inteiro. É importante cuidar dessa praça, da energia boa dela, lembrar de Deus e ver essa paisagem linda", completou.

Ao lado do filho de 3 anos, Paulo Araújo, de 37, também ficou satisfeito com as intervenções. "Ficou maravilhoso, estava precisando e fiz questão de vir na inauguração. É o espaço preferido da minha família em BH. Trazia minha filha mais velha, agora vou vir todo dia com meu caçula", frisou.

A reforma

Iniciada em fevereiro de 2024, a obra inclui a troca completa do piso, reforma dos bancos, ampliação da área de lazer com a incorporação da rua entre os trechos da praça, além da modernização da iluminação, paisagismo e instalação de novos brinquedos e equipamentos de ginástica.

O investimento total na revitalização até o momento é de R$ 11,1 milhões, com recursos próprios da Prefeitura e financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), dentro do programa Centro de Todo Mundo.