O incêndio de grandes proporções no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 17h desta segunda-feira (4/8), após mais de 33 horas de destruição pelas chamas. Ao todo, 68 combatentes atuaram na linha de fogo, e a área atingida foi resfriada para evitar reignição. A extensão de terra destruída ainda está sendo calculada pela corporação.
As chamas começaram no domingo (3/8), por volta das 7h, concentrando-se inicialmente próximo à entrada do Condomínio Retiro das Pedras. Devido à rápida propagação do fogo, reforços de agentes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Ibama e brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) foram acionados. Aeronaves realizaram lançamentos de água, além de orientar as equipes com visão aérea.
"No total, foram 68 combatentes na linha de fogo, empenhados especialmente em garantir que o incêndio não se prolongue por mais dias. As aeronaves do IEF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram lançamentos não só de pessoal para a linha de fogo, mas também de alimentos (para a equipe) e água para garantir o resfriamento da área", explicou o Capitão Sérgio Magalhães, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.
O fogo foi inicialmente extinto às 12h de segunda-feira, mas novas focos surgiram logo em seguida. As equipes permaneceram na área até as 16h47, realizando o resfriamento e o monitoramento final. Após confirmação da segurança da vegetação, os bombeiros foram dispensados.
MG tem redução de focos de incêndio em 2025, mas clima seco mantém alerta
O número de incêndios em vegetação registrados em Minas Gerais nos sete primeiros meses de 2025 caiu 35% em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros, foram 9.108 ocorrências entre janeiro e julho deste ano, contra 14.151 no mesmo intervalo de 2024. Apesar da redução, o estado permanece em alerta devido ao tempo seco, condição que aumenta o risco de queimadas. Nesta segunda-feira (4/8), 231 municípios mineiros estão sob alerta por causa da baixa umidade relativa do ar, prevista entre 20% e 30%.