Moradores do Morro do Papagaio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, denunciam que estão sem água desde domingo (7/9), em meio ao forte calor que tem registrado até 31°C na capital. Em algumas casas, o abastecimento chegou a ser retomado na terça-feira (9/9), mas durou apenas alguns minutos. Em nota, a Copasa reconheceu o desabastecimento por causa de uma manutenção emergencial e afirmou que o serviço já foi normalizado no aglomerado.

A realidade, no entanto, segue diferente para parte dos moradores. A doméstica Tainá dos Santos, de 27 anos, conta que, até a manhã desta quarta-feira (10/9), a água ainda não chegava às torneiras de sua casa. “Fiquei sem água na segunda inteira e ontem voltou às 10h da manhã, mas foi rápido e desligaram de novo. Até agora não voltou. Eu pago água direitinho e ainda tenho que passar por isso com criança pequena dentro de casa. Tem dia que dá para tomar banho e já tem dia que não tem água nem para beber”, desabafa.

O líder comunitário do Morro do Papagaio, Júlio Fessô, afirma que houve divergências nas informações repassadas pela Copasa à comunidade. “Inicialmente, disseram que havia um problema nas bombas devido a um pico de energia. Ontem, a justificativa era o reservatório com nível baixo”, critica.

Segundo Fessô, uma parte significativa da comunidade ainda estava sem água nesta quarta-feira. “Quem sofre com essa falta d’água neste calor são as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, principalmente quem não tem caixa-d’água em casa. Ontem toda a favela estava sem água. Hoje, apenas uma parte dela, mas uma parte considerável. Já fiz contato com a Copasa e afirmaram que vão enviar uma equipe. O jeito é aguardar”, lamenta.

O que diz a Copasa?

Em nota, a Copasa informou que o abastecimento de água na região do Morro do Papagaio foi normalizado na terça-feira (09/09), e que técnicos da empresa permanecem no local nesta quarta-feira (10/09), acompanhando a situação e atendendo chamados de clientes que ainda possam registrar alguma intermitência.

A Companhia esclarece que, no domingo (08/09), foi realizada uma manutenção emergencial no sistema de bombeamento de água na região, o que impactou a reservação do Morro do Papagaio. Para reduzir os efeitos da ocorrência, equipes técnicas estiveram em campo e realizaram diversas manobras operacionais, priorizando o atendimento às áreas mais altas, a fim de restabelecer gradualmente o abastecimento.

“A Copasa reforça que, caso algum cliente continue enfrentando dificuldades no abastecimento, deve entrar em contato informando o endereço completo, para que uma equipe possa verificar a situação e realizar os ajustes necessários, se for responsabilidade da empresa”, solicitou.

Os canais de atendimento funcionam gratuitamente 24 horas por dia: site, aplicativo Copasa Digital e central telefônica 0800 0300 115. O WhatsApp (31) 9 9770-7000 também está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados.