Um gari foi preso e outros três funcionários de coleta de lixo detidos após a tentativa de entrada de objetos no Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O caso foi registrado no último domingo (31/8) e divulgado nesta terça-feira (2/9) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Policiais penais do presídio impediram a entrada de 28 placas de carregador solar, 17 baterias de celular, 12 chips de celular, 13 isqueiros, quatro carregadores portáteis, 35 celulares, 5 carregadores hidráulicos, 12 carregadores simples, nove cabos USB, dois carregadores de veículo com entrada USB e três pacotes de fumo. A ação contou com o apoio do Grupo de Operações com cães (GOC) e do Grupo de Escolta Tático Prisional, que são grupamentos da Polícia Penal de Minas Gerais.
Os materiais estavam em três sacolas escondidas em um tambor de lixo, e foram localizados durante coleta realizada pela empresa de coleta de resíduos na unidade prisional. Um dos servidores dessa empresa, que se identificou como tio de um detento da unidade, assumiu a autoria e posse dos materiais. Ele já vinha sendo monitorado pelo setor de Inteligência do presídio. Ele foi preso por corrupção passiva e por facilitar a entrada de aparelho telefônico em estabelecimento prisional. Os outros garis que trabalhavam com o suspeito foram para a delegacia e assinaram um termo circunstanciado de ocorrência (TCO).
A direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido.