A orla da Lagoa Central de Ipaba, no Vale do Aço, foi reinaugurada nesta sexta-feira (5) após projeto de revitalização financiado com recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A obra, chamada “Orla – O Contorno da Vida”, foi executada em parceria com a prefeitura e a empresa Cenibra.
O espaço, que sofria com degradação ambiental e ocupações irregulares, foi transformado em parque linear de dois quilômetros. Foram construídos quadra de areia, pista de caminhada pavimentada, deck de madeira, brinquedos infantis, área de jogos, bancos de contemplação e nova iluminação. O paisagismo preservou árvores e integrou a obra à vegetação existente.
Segundo o promotor de Justiça Rafael Pureza Nunes da Silva, da 9ª Promotoria de Ipatinga, a lagoa volta a ser referência da cidade. “O que antes era um recurso degradado, hoje é mais que um cartão-postal. A lagoa renasce como espaço de lazer, esporte, cultura, educação e preservação ambiental”, afirmou.
A Lagoa Central tem 192 mil m² de lâmina d’água e dois quilômetros de extensão. O nome Ipaba vem do tupi “upaba”, que significa “terra de muita água”. No passado, a lagoa foi usada para abastecimento, pesca, nado e recreação, mas perdeu espaço após o crescimento desordenado da cidade. A área recebeu despejo de esgoto, lixo e entulho, além de cortes de encostas e criação de animais em suas margens.
O projeto nasceu de uma Ação Civil Pública da Promotoria de Meio Ambiente de Ipatinga, que exigiu medidas de recuperação da orla. A proposta foi aprovada na Plataforma Semente, sistema do MPMG para gestão de projetos socioambientais. Todas as etapas foram monitoradas pela equipe técnica do órgão. A obra tinha prazo de 18 meses, mas foi concluída em 16.
A prefeitura prevê ainda a instalação de um quiosque para venda de refeições. O espaço será construído e explorado por concessionário privado.