Belo Horizonte

Aeroporto Carlos Prates é desativado neste sábado (1)

Finalização dos serviços foi determinada pelo governo federal; gestão do espaço ficará por conta da Prefeitura da capital

Por Juliana Siqueira
Publicado em 01 de abril de 2023 | 08:44
 
 
 
normal

O Aeroporto Carlos Prates, localizado na região Noroeste de Belo Horizonte, está desativado a partir deste sábado (1). A finalização dos serviços foi determinada pelo governo federal, e a gestão do espaço ficará com a prefeitura da capital. 

Conforme O TEMPO mostrou, houve uma grande mobilização nessa sexta-feira (31) para a retirada de aeronaves do local. No último dia 20 de março, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) emitiu um ofício determinando a remoção dos equipamentos até o fim do mês.

O aviso de desativação do aeroporto foi dado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) no dia 14 de março. "Através do diálogo com o Governo Federal conseguimos fazer com que o Aeroporto Carlos Prates seja desativado no dia 1° de abril. Daremos um basta nos acidentes no local", publicou ele nas redes sociais. O aciente mais recente foi no dia 11 de março e deixou uma pessoa morta.

“Acabou tudo”

Proprietário da Claro Aviação, empresa de manutenção e venda de aeronaves, Claudio Jorge Silva, de 56 anos, diz que não tem como mensurar o sentimento em relação à desativação do aeroporto. No local há 9 anos, ele conta que já está preparado para “fechar as portas de vez”.

“Acabou o nosso trabalho, acabou tudo. Não somos como uma empresa que pode simplesmente sair de um lugar e alugar outro. Para uma aeronave pousar, ela precisa de aeroporto. Para nós, não vale a pena começar tudo de novo, do zero”, diz ele.

Silva conta que a empresa existe há 17 anos e tem 54 colaboradores. Agora, pode estar com os dias contados. “Estamos fazendo uma atividade lícita para o crescimento do país e alguém simplesmente acaba com tudo”, pontua.

O empresário afirma que não é contra o fechamento do aeroporto, mas que seria importante achar uma solução antes desse desfecho. “Isso trará um impacto de décadas para a aviação”, afirma.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!