A situação no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, vai se normalizando na manhã desta sexta-feira (21). De acordo com a BHAirport, concessionária que administra o terminal, a pista foi totalmente liberada às 22h48 da última noite.

Desde a liberação, apenas dois voos foram cancelados. Nesta manhã há apenas alguns atrasos, que segundo a concessionária, ainda são reflexo dos problemas de ontem, quando um avião da Latam precisou fazer um pouso de emergência e ficou por 21 horas na pista, aguardando pelo serviço de manutenção.

Clique aqui e confira a situação do seu voo

Até a liberação da pista, o aeroporto teve 146 voos cancelados. Os pousos e decolagens aconteceram desde o início da tarde apenas em meia pista.

A BHAirport pede que os passageiros verifiquem diretamente com as companhias aéreas sobre o remanejamento dos voos cancelados.

Manutenção

Segundo a Latam, um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto de Confins, na região Metropolitana de Belo Horizonte, por volta das 18h, com dois macacos hidráulicos e oito pneus, que somam seis toneladasde equipamentos necessários para retirar a aeronave da pista do aeroporto de Confins.

De acordo com a BHAirport, o reparo da aeronave foi finalizado às 21h58.

Entenda

O voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 0h30 (hora local) desta quinta-feira (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. 

Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista. No entanto, não havia macaco hidráulico adequado em Confins para a remoção dos itens, uma vez que o aeroporto não recebe normalmente aviões deste porte.