Noite complicada

Alagamentos e desalojados: os estragos da chuva de sexta em Minas Gerais

São Lourenço e Carmo de Minas, no Sul do Estado, e o distrito de Santa Rita de Ouro Preto foram alguns dos pontos mais afetados pelo temporal

Por Lara Alves e Letícia Fontes
Publicado em 14 de dezembro de 2019 | 14:14
 
 
 
normal

Reparar os estragos, limpar as ruas, cortar as árvores caídas, secar os móveis e tentar voltar para casa. Assim foi a manhã deste sábado (14) para moradores, bombeiros e funcionários de  municípios atingidos por um forte temporal na noite de sexta-feira (13). 

Uma ponte cedeu durante a tempestade no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. Em São Lourenço, no Sul do Estado, houve alagamentos em inúmeras ruas da cidade e uma idosa precisou ser retirada pelos bombeiros de sua casa, dada a força da inundação.

Não apenas, em Carmo de Minas, também no Sul de Minas, onde a situação parece ter sido mais urgente, cerca de 40 casas acabaram atingidas por uma enxurrada e, com isso, aproximadamente 120 pessoas amanheceram desabrigadas neste sábado, segundo o Corpo de Bombeiros.

Carmo de Minas

O maior número de ocorrências relacionadas ao temporal da noite de sexta-feira foi registrado no município de Carmo de Minas, na região Sul do Estado. Isto, pois, o principal ribeirão da cidade acabou transbordando dado o volume das águas. Os bairros Cambuquira e Santo Antônio acabaram como os mais atingidos pelo temporal. 

Neles, moradores precisaram ser retirados às pressas pelo Corpo de Bombeiros e, até o começo da manhã deste sábado, não puderam retornar para suas residências. Cerca de 120 pessoas passaram a noite em um espaço pertencente a uma igreja do município e os bens que conseguiram retirar foram levados para um dos ginásios da prefeitura. 

Santa Rita de Ouro Preto

Quarenta minutos foi o tempo que durou a tempestade em Santa Rita de Ouro Preto, distrito de Ouro Preto. No entanto, apesar de sua curta duração o temporal causou sérios danos à região e, ainda na noite de sexta-feira, a Defesa Civil do município publicou em suas redes sociais o balanço dos estragos provocados pela tempestade. 

Uma ponte não resistiu à força das águas de um rio que corta o distrito e cedeu, impedindo a passagem de carros ou pedestres de um lado para o outro. Além disso, segundo o órgão, uma rua se rompeu parcialmente sobre uma galeria. 

São Lourenço

O Corpo de Bombeiros de São Lourenço atendeu a incontáveis ocorrências referentes a alagamentos e inundações também na noite de sexta-feira. O muro de uma residência no centro do município cedeu e em outro ponto da cidade uma idosa ficou ilhada e precisou ser resgatada de sua residência, inundada durante a chuva. 

Ibirité

Quinze militares do Corpo de Bombeiros procuram, na manhã deste sábado, o corretor de imóveis Gislei Andrade de Oliveira, 37, levado por uma enxurrada em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele dirigia pela avenida Sanitária, no bairro Palmares, quando precisou subir no teto do veículo para escapar da enxurrada. No entanto, acabou atingido por um pneu, caiu na água e não mais apareceu. Apenas seu carro pôde ser encontrado pelos bombeiros.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!