Apesar das determinações para distanciamento social em função do combate à pandemia de coronavírus em Belo Horizonte, um grande grupo de pessoas decidiu reunir-se em um bar na Vila Santa Rita, na região do Barreiro, na noite desse domingo (12).

Uma denúncia levou a Guarda Municipal até o endereço, e o proprietário do estabelecimento comercial precisou interromper o funcionamento após pedido dos agentes. Imagens registradas no endereço mostram que a aglomeração era tão intensa que muitos frequentadores do bar se espalharam pela rua, dificultando, aliás, a passagem de carros que ali precisassem atravessar. A ocorrência aconteceu bem no fim da noite, num horário próximo de 23h, segundo a própria Guarda.

Veja o vídeo:

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), assim que a equipe chegou ao local, as pessoas se dispersaram e, após a orientação dos agentes, o dono do estabelecimento acatou as orientações e fechou o bar. "A conscientização da população tem sido o principal objetivo dos guardas  municipais  durante as abordagens a comerciantes e, sobretudo, a populares em todos os espaços públicos da capital", informou a pasta.

Esta não foi a única aglomeração dispersada na região metropolitana de Belo Horizonte no decorrer do fim de semana. Entre sábado (11) e domingo (12), a Guarda Civil de Contagem interrompeu dois bailes funk e ainda uma partida de futebol com muitas pessoas sem máscaras.

Uma das festas, segundo a corporação que solicitou o apoio da Polícia Militar, acontecia no centro da Vila Pérola e reunia cerca de 150 pessoas. A pelada também interrompida pela Guarda foi encerrada de maneira pacífica, e os agentes conseguiram dispersar os cerca de 70 frequentadores do evento, que ocorreu na manhã de domingo, no bairro Campo Alto.

Denúncias em Belo Horizonte

A Guarda Municipal de Belo Horizonte pontuou que patrulhas acontecem diariamente em inúmeros pontos da capital mineira, de olho no comércio e nos espaços públicos para garantir o cumprimento do decreto municipal que prevê funcionamento específico de estabelecimentos que prestam serviços considerados essenciais.

De acordo com a Prefeitura, moradores de Belo Horizonte podem denunciar a abertura indevida de comércios ou a existência de aglomerações pelo PBH App ou pelo Portal de Serviços – basta procurar pelos serviços “denúncia de descumprimento de medidas de prevenção por estabelecimentos autorizados a funcionar” ou “denúncias de aglomeração em salões de festas”.