Providências

Após mortes por febre maculosa, prefeitura de Contagem recolhe cavalos

Duas pessoas morreram da doença e 13 pessoas estão em tratamento com suspeita da doença

Por Clarisse Souza
Publicado em 03 de junho de 2019 | 17:19
 
 
 
normal

Diante do surto de febre maculosa em Contagem, na região metropolitana de BH, a prefeitura do município iniciou o recolhimento de cavalos de rua no bairro Vila Boa Vista, onde foram confirmados duas mortes por causa da doença. Outros dois óbitos estão sendo investigados e 13 pessoas estão sendo tratadas com suspeita da enfermidade. Na tarde desta segunda-feira, seis equídeos - um dos hospedeiros do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa - receberam um banho carrapaticida no curral municipal. 

O médico veterinário e diretor de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Prefeitura de Contagem, José Renato de Resende Costa, explicou que o tratamento dos animais é uma medida emergencial para frear a contaminação por febre maculosa no município. "Como estamos em surto, tivemos de tomar a decisão de capturar esses animais. Eles vêm pra cá, estão sendo tratados com um veneno específico para esse fim", esclarece. Segundo o diretor, o remédio aplicado nos animais é capaz de eliminar todas as formas evolutivas do carrapato-estrela.

Costa afirmou ainda que Contagem já está em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte a fim de viabilizar a captura, castração e tratamento de capivaras da região da Pampulha, na capital. Segundo ele, a principal suspeita é de que os casos registrados no bairro Vila Boa Vista tenham sido provocados por capivaras que saíram da Lagoa da Pampulha e seguiram até Contagem através de um córrego.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!