Missas

Arquidiocese de BH pede que fiéis evitem contato físico por causa do coronavírus

Entidade pede que católicos não deem abraço de paz ou unam as mãos durante o Pai-Nosso

Por Gabriel Moraes e Raquel Penaforte
Publicado em 26 de fevereiro de 2019 | 16:36
 
 
 
normal

Devido o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, de um homem de 61 anos em São Paulo, a Arquidiocese de Belo Horizonte pede que os fiéis católicos evitem ter contato físico uns com os outros, com o objetivo de a doença não se alastrar.

No primeiro dia que marca início da Quaresma, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu uma celebração de Quarta-feira de Cinzas na Catedral Cristo Rei, e fez a recomendação aos participantes. "Recomendamos que os fiéis se cuidem e evitem, por exemplo, o contato físico nas celebrações. É uma questão pontual, mas devemos cuidar para não agravar o problema mundial", ressaltou.

"Nossa orientação ao Povo de Deus é que, durante as Missas, em vez do abraço da paz, busquem fortalecer ainda mais o sincero sentimento de bem-querer em relação ao próximo. Na oração do Pai-Nosso, no lugar de unir as mãos, seja cultivado com mais intensidade o compromisso com a fraterna comunhão. Aos nossos irmãos sacerdotes, pedimos que orientem os fiéis a receberem a Sagrada Eucaristia nas mãos, acolhendo Cristo enquanto se reza pelo irmão enfermo", diz o comunicado.

"Essas ações simples, no contexto de nossas celebrações, são muito significativas neste momento em que precisamos nos unir para combater a proliferação do coronavírus. Deus muito nos abençoe nesta missão, com a intercessão materna de Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais", conclui.

Só em Belo Horizonte, são dois casos suspeitos da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Passados os quatro dias de Carnaval, fiéis da Igreja Católica preparam-se para a Quaresma iniciada nesta Quarta-feira de Cinzas (26). Paróquias da capital mineira e região metropolitana têm uma programação especial para este dia santo. Saiba mais AQUI.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!