Oito artistas começaram a grafitar, nesta sexta-feira (18), em um grande painel em frente à obra da Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na região Norte de Belo Horizonte. Os grafites reúnem imagens de ações sociais mantidas pela Igreja Católica e representação da religiosidade mineira.
"A ideia é promover e cultivar as pessoas, abrir os corações e as mãos em gestos e ações de solidariedade. E também contribuir na disseminação da esperança por meio da arte e das cores. A igreja sempre valorizou a arte e a cultura. Por isso nasceu a ideia de fazer um painel margeando toda a construção da catedral Cristo Rei", explicou o padre Alexandre Fernandes, um dos religiosos da Catedral Cristo Rei.
O painel tem 149 metros de largura e 2,20 metros de altura. Os trabalhos de três dos artistas começaram nesta sexta, e o restante vai começar neste sábado (18), data que todas as pinturas serão finalizadas.
"Os temas são contemporâneos e partilhados com os artistas. São temáticas vinculadas à solidariedade, à esperança, espiritualidade, à padroeira do Estado de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, e à própria valorização do conjunto arquitetônico do arquiteto Oscar Niemeyer", detalhou o padre.
Para o religioso, o painel é uma vitrine do coração solidário da catedral, que tem um projeto para acolher as pessoas carentes. "O grande painel colocado na Catedral Cristo Rei é para mostrar que essa igreja está a serviço dos mais pobres", finalizou Fernandes.
Veja quem participa dos trabalhos:
A obra
A Catedral Cristo Rei começou a ser construída em 2013 e pode ser concluída nos próximos cinco anos. A estimativa é que a obra custe cerca de R$ 100 milhões.