Minas Gerais tem 5.031 vagas de emprego em aberto, sendo 238 delas em Belo Horizonte, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

As oportunidades são em diversas áreas, como ajudante de eletricista, vendedor, motorista, pintor, entre outras, e podem ser o alento procurado por pessoas que buscam desesperadas uma chance no mercado de trabalho. 

Mas, se tem vaga de um lado, de outro ainda tem um grande contingente de desempregados. Em Minas Gerais, o índice de desemprego está em 9,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o país, há 12,9 milhões de pessoas nessa situação. 

Cenário que o economista Andrew Storfer explica de três formas. “Falta qualificação para ocupar algumas vagas; outras oportunidades não têm salários atraentes; e existem pessoas que não se sentem estimuladas a buscar emprego enquanto recebem auxílio do governo”, diz. 

André Luís Coimbra Santos, de 35 anos, é um dos que procuram uma oportunidade. E não por falta de vontade ou por estar escolhendo demais. “Tem uns seis anos que fico revezando entre bico e emprego com carteira assinada”, afirma.

Contato

Para quem tiver interesse em oferecer uma oportunidade de trabalho para André Luís Coimbra Santos, o telefone dele é (31) 98721-9800. Ele aceita proposta em qualquer área.

Desânimo afeta 27,1 milhões

Segundo dados do IBGE, o número de pessoas que gostariam de trabalhar, mas não buscaram emprego, atualmente, é de 27,1 milhões no país.

Ainda conforme o órgão, em quatro meses de pandemia, a taxa de desemprego aumentou em 27,6% no Brasil, sendo que, no início de maio, a população desocupada era de 10,1 milhões e, atualmente, chega a quase 13 milhões. As regiões Norte e Nordeste foram as mais afetadas.

Homens são a maioria dos desempregados

Nos 15 primeiros dias de setembro, Minas Gerais foi o segundo Estado do país com o maior número de pedidos de seguro-desemprego, totalizando 24.129 requerimentos.

O primeiro lugar ficou com São Paulo, com 65.358, e, em terceiro, o Rio de Janeiro, com 17.420. No país, a maioria dos requerentes é do sexo masculino, com idade entre 30 a 39 anos, sendo que 59,4% têm ensino médio completo. 

Confira vagas de emprego em Minas: