Protesto

Atingidos por barragens fazem ato para pedir agilidade nas decisões do TJMG

Manifestantes se concentraram na praça do Papa e seguem para a sede do tribunal, na avenida Afonso Pena

Por Bruno Menezes
Publicado em 16 de setembro de 2019 | 11:24
 
 
 
normal

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza na manhã dessa segunda-feira (16), em Belo Horizonte, um protesto para pedir mais celeridade nas decisões do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em ações que impactam essa população.

A concentração ocorreu por volta das 10h na praça do Papa, na região Centro-Sul da capital. Os manifestantes seguiram rumo à sede do TJMG, na avenida Afonso Pena. De acordo com o membro nacional do MAB, Joceli Andrioli, o tribunal tem dado decisões favoráveis à Vale e prejudicando os atingidos. 

“Nós estamos pedindo o apoio da sociedade para observar os passos do Tribunal de Justiça, para que não fique impune os crimes que a Vale vem  cometendo. A gente está percebendo uma grande influência da Vale na Justiça, tem contratado escritórios milionários que interagem diariamente com os desembargadores. Mesmo quando tem ações favoráveis aos atingidos como é o caso de Barão de Cocais, Nova Lima, a Vale tem ido para segunda instância e ganhado, com desembargadores que não conhecem a realidade dos atingidos e estão sendo coniventes com os criminosos”, disse. 

Em nota, a Vale informou que reafirma seu compromisso total com a reparação e mantém interlocução com representantes das comunidades, Ministério Público, Defensoria Pública, prefeituras e outros órgãos competentes para entender as demandas dos atingidos e, "quando confirmadas, resolvê-las de forma célere, sempre em comum acordo com todas as partes interessadas".

A reportagem aguarda um posicionamento do TJMG sobre o apontamento feito pelos atingidos. Após o protesto em frente ao TJMG, os manifestantes participam a tarde da última reunião da CPI que apura o rompimento da Barragem de Brumadinho, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Atualizada às 12h46.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!