A região do Barreiro, na capital mineira, concentra o maior número de casos de dengue, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Dos 18.456 casos confirmados e suspeitos, 3.110 (16,8%) foram contabilizados na região citada acima. Para a diretora de promoção à saúde e vigilância epidemiológica da secretaria, Lúcia Paixão, o alto índice tem relação com a introdução do vírus 2 na população do Barreiro.
No surto de 2010, quando foi identificada a circulação dos vírus 1,2 e 3, poucos casos relacionados ao tipo 2 foram verificados na região, conforme Lúcia. O baixo contato com a população com algum micróbio impede a criação de imunidade e, consequentemente, aumenta o número de infectados. “Em 2016, a incidência era do vírus 1, agora é do vírus 2”, acrescentou.
A especialista aproveitou a oportunidade para recomendar que todos aqueles que apresentarem sintomas da doença devem procurar atendimento médico e beber bastante água. Lúcia reitera ainda a necessidade de se cuidar dos criadouros do mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. “Os cuidados com a proliferação (do mosquito ) devem ser tomados durante todo o ano, quando passa a época, as pessoas esquecem.
Análise
O médico infectologista Leandro Cury explica que a introdução de um micróbio qualquer entra em uma sociedade pela primeira vez, as pessoas estão mais vulneráveis. “Não há anticorpos, já que não entraram em contato com o vírus anteriormente”, explica. Para se criar essa resistência, segundo o médico, é preciso vacinar a população – o que ainda não é possível para a dengue.