Atendimento

BH deve abrir mais 70 leitos de enfermaria para atender Covid e gripe

Atualmente, a capital conta com 220 leitos para pacientes infectados pelo coronavírus, mas há 231 pessoas internadas

Por Simon Nascimento
Publicado em 05 de janeiro de 2022 | 11:37
 
 
 
normal

Para tentar amenizar a procura por atendimento na rede pública de saúde em Belo Horizonte, a prefeitura da capital promete abrir mais 70 leitos de enfermaria na cidade para pacientes com sintomas de Covid-19 e gripe. Não há uma data certa para que a ampliação da oferta de atendimento hospitalar ocorra, mas, segundo a administração municipal, a medida será implementada “nos próximos dias”. 

Atualmente, na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), BH conta com 220 leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19. No entanto, há 231 pessoas internadas, conforme boletim epidemiológico desta terça-feira (04). “ Estes (11) pacientes além dos 100% estão internados nos hospitais utilizando todos os recursos que um paciente com esse perfil necessita, como insumos e equipamentos”, justificou o Executivo. 

Ainda conforme a PBH, a alta no número de internações em enfermarias destinadas a Covid pode estar sendo provocada por pacientes infectados pelo vírus Influenza A/H3N2, que já causa um surto na cidade, que aguardam o resultado de exames. Isso ocorre, conforme a prefeitura, pela similaridade dos sintomas. 

Via-sacra 

Desde a última semana de dezembro, pacientes com sintomas de doenças respiratórias como a Covid-19 e a gripe causada pelo Influenza, têm enfrentado inúmeras dificuldades para atendimentos nas redes pública e particular em Belo Horizonte. 

No Estado, atualmente, as regionais Central, Leste e Triângulo do Norte estão com a taxa de ocupação em 100% e a média estadual é de quase 85%. No caso das UTIs, a situação é melhor, com média está em 52,3%.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!