Prevenção

BH deve vacinar 3 mil crianças imunossuprimidas de 3 e 4 anos contra a Covid

Imunização com Coronavac para os pequenos começa nesta sexta-feira (22); metade dos centros de saúde da capital atenderá esse público

Por Manuel Marçal
Publicado em 22 de julho de 2022 | 12:03
 
 
 
normal

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte estima vacinar contra a Covid-19 3 mil crianças com 3 e 4 anos que sejam imunossuprimidas. A informação foi repassada pelo subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta. A campanha de vacinação para este público teve início nessa sexta-feira (22), das 8h à 17h. 

Fabiano Pimenta explica que imunossuprimidos são aqueles que estão em tratamento contra o câncer; que passaram por transplante de órgãos; possuem imunodeficiência primária ou congênita; são portadores do vírus da Aids; têm doença falciforme, entre outros.

"Nesses casos, a vacina é prioritária para elevar a capacidade de resposta do organismo a esse vírus que nos causa tantos problemas e que pode, inclusive, provocar a morte", explica. 

Onde vacinar crianças de 3 e 4 anos

Todas as regionais da capital têm os imunizantes, mas nem todos os centros de Saúde estão vacinando esse público. Saiba quais oferecem a vacina. Isso ocorre porque, segundo o subsecretário, há poucas crianças imunossuprimidas em Belo Horizonte.

"O frasco da vacina contém dez doses. Uma vez aberto, pode ser usado em, no máximo, oito horas, em condições adequadas em acondicionamento nos centros de saúde. Então, para aproveitar ao máximo essas doses, nós optamos por oferecer a vacinação em metade dos postos da capital", explica.

Para saber quando as próximas crianças dessa mesma faixa etária serão vacinadas, Pimenta diz que a secretaria vai fazer um balanço diário do público com restrições. A partir disso, a secretaria vai avaliar quando convocar outros pequenos com 3 e 4 anos.

Cobertura vacinal 

BH tem cerca de 60 mil crianças entre três e quatro anos e a cobertura vacinal dessa faixa etária também depende do Ministério da Saúde, como afirma a PBH. Foram disponibilizadas ao município 5 mil doses de Coronavac, o suficiente para atender 12,5 mil crianças na primeira e na segunda dose.

"A reserva de estoque para a segunda dose é uma determinação do Ministério da Saúde e, da primeira para a segunda, é preciso esperar 28 dias", destaca Pimenta. 

Há algum impedimento para tomar a vacina?

Caso a criança tenha testado positivo para a Covid-19 em menos de 30 dias, ela não deve se vacinar neste momento.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!