Belo Horizonte continua com dois dos três indicadores da pandemia da Covid-19 no nível vermelho. Dados divulgados nesta sexta-feira (14) pela prefeitura mostram que a situação dos leitos hospitalares continua crítica, com ocupação das UTIs e das enfermarias nos patamares de alerta máximo.

Nas últimas 24 horas, a lotação das UTIs passou de 73.6% para os atuais 74.3%. Das vagas nas enfermarias, 75% estão preenchidas, sendo que no dia anterior o índice estava em 80.2%. 

A redução aconteceu depois que a prefeitura abriu, no intervalo de um dia, mais 25 leitos de enfermaria na rede SUS. Desde o início do mês houve um incremento de 170 leitos, saindo de 220 para 390. Apesar das ampliações, a taxa de ocupação segue no nível vermelho. 

"Mas é importante reforçar que pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a Covid-19, também podem estar internados nos leitos de UTI e enfermaria dedicados à doença, considerando que os sintomas são parecidos", explicou a prefeitura.

A taxa de transmissão do vírus é o único indicador no nível amarelo, classificado como de alerta. Ele se mantém em 1.13, o que significa que cada grupo de 100 pessoas transmite o vírus para 113 pessoas. Ou seja, a doença está avançando no município.

Com relação às vítimas da enfermidade, quatro mortes e 1.081 casos foram confirmados. Com isso, os óbitos saltaram para 7.130 e os infectados para 304.071.